Quer falar conosco? Ligue-nos: 75 2102.9500

Portal Acadêmico AVA
Institucional
Saiba tudo sobre a Unef
Clique para navegar

Nossa História

 

A Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana, Faesf, com limite territorial de atuação na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, é uma instituição de ensino superior – IES - mantida pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF. Configura-se como sociedade civil de direito privado, de fins educacionais e econômicos, criada em 03.09.1999, com sede e foro na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, inscrita no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Feira de Santana, com o Registro sob nº 6.841, Ordem de nº 2.320, Livro A7, cuja denominação passou a ser Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana em 27.05.2002, conforme registro na Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB - sob nº. 75405, livro A9, tendo como objetivo a promoção e o desenvolvimento da educação, da ciência, da tecnologia, das artes e da cultura através de atividades no âmbito do ensino superior.

Em 1999, Feira de Santana contava, apenas, com três Instituições de Ensino Superior: uma pública e duas particulares. Em abril de 2002, a Faesf/UNEF obteve do Ministério da Educação - MEC - a autorização para funcionamento dos cursos: Portaria Nº 1.264, de 25 de Abril de 2002 para o curso Bacharelado de Administração com habilitação em Gestão de Sistemas de Informação; Portaria Nº 1.265, de 25 de Abril de 2002 para o curso Bacharelado de Turismo; Portaria Nº 1.266, de 25 de Abril de 2002 para o curso Bacharelado de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Publicidade Propaganda. As primeiras turmas dos cursos de Comunicação Social e de Administração com habilitação em Gestão de Sistemas de Informação iniciaram suas atividades em 2003 e o curso de Turismo em 2004.

Ainda em 2004, a Faesf/UNEF instala a CPA – Comissão Própria de Avaliação - através da Portaria 002/2004 de 11 de junho de 2004, de acordo com a Lei 10.861 de 24 de abril de 2004, com a finalidade de promover a melhoria da qualidade do ensino com base nos princípios e indicadores que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A partir de então, a IES passa a desenvolver a cultura permanente de auto-avaliação promovendo, a partir da CPA, melhorias contínuas no âmbito institucional.

Um ano após, a Faesf/UNEF cria o Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão –NUPPEX- através da Portaria 002/2005 com o propósito de fortalecer sua política educacional cujo objetivo é promover ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão, cabendo a este órgão fomentar convênios e parcerias junto a entidades públicas ou privadas para atender às demandas de qualificação, aperfeiçoamento, treinamento do pessoal através de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu, além de apoiar a programas de iniciação científica.

A partir de fevereiro de 2007, a Faesf/UNEF firma parceria com a Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB – se tornando um pólo operacional de Educação a Distância – Ead – ofertando mais de 40 cursos de qualificação profissional e pós-graduação lato sensu. Ainda neste ano, a Faesf/UNEF passou pelo processo de Reconhecimento dos Cursos pelo Ministério da Educação. Os cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda foram reconhecidos pela comissão avaliadora do MEC com nota 04, através da Portaria de n° 728, de 04.06.2009, publicada no Diário Oficial da União n°106, Seção 01, p. 94 de 05/06/2009. Já o curso de Administração foi reconhecido com nota 03, conforme Portaria nº 703, de 17.05.2009 publicada no Diário Oficial da União n° 94, Seção 01, p. 08 de 20.05.2009.

Com o objetivo de colocar em exercício o estudo das relações entre comunicação, linguagem, experiência e formação nas suas dimensões epistemológicas, históricas, sociopolíticas e institucionais, tendo a prática comunicacional com base instituinte, a Faesf/UNEF cria, no ano de 2008, o Grupo de Pesquisa Epistemologia e Práxis da/em Comunicação, por meio da Portaria FAESF 002A/2008. Este grupo tem relação interinstitucional com o Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP – do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – Faced/UFBA.

No segundo semestre de 2009, o NUPPEX implantou o primeiro curso de pós-graduação presencial lato sensu em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios a fim de desenvolver habilidades e competências relacionadas ao uso eficaz da comunicação no processo de gestão, ampliando a visão estratégica quanto ao mercado e seus desafios, a partir da utilização das ferramentas estratégicas de comunicação para atingir seus públicos interno e externo. Neste sentido, a Faesf/UNEF vem ampliando suas ações no intuito de atender aos interesses dos concluintes da graduação, priorizando a continuidade da sua formação acadêmico-profissional, bem como de acatar a demanda da comunidade externa, cujas necessidades são permanentemente consideradas nesta IES.

Estrutura

 

O conjunto arquitetônico da FAESF/UNEF é composto pelos edifícios para salas de aula, laboratórios, biblioteca, gabinetes, área de convivência, área para a prática de atividades esportivas, culturais e de recreação, estacionamento e demais áreas de infraestrutura e serviços. A área de convivência é composta por praça de alimentação e de serviços, com vasta área de convivência.

Todos os espaços da UNEF garantem pleno acesso aos portadores de necessidades especiais possuindo sanitários apropriados, elevadores em todos os edifícios, rampas de acesso em toda área externa, placas em braille, piso tátil etc.

SALAS DE AULA

O Centro Acadêmico da FAESF possui uma infraestrutura com salas de aulas bem dimensionadas, considerando a quantidade e o número de alunos por turma, dotadas de isolamento acústico, com iluminação e ventilação naturais e condicionadas artificialmente; dispõem de mobiliário e aparelhagem específica, incluindo projetores, atendendo a todas as condições de salubridade.

As salas de aula possibilitam o conforto e a comodidade necessários às atividades desenvolvidas. Prédio com três andares com acesso por elevador e escadas possuindo um total de 3.600,00m², além de um anexo com salas, auditórios e laboratórios.

A FAESF possui uma infraestrutura com 55 salas de aulas bem dimensionadas, considerando a quantidade e o número de alunos por turma, refrigeradas, dotadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, incluindo datashow, atendendo a todas as condições de salubridade.

As salas de aula possibilitam o conforto e a comodidade necessários às atividades desenvolvidas. Dispõe ainda de 07 Auditórios e um Anfiteatro com capacidade para 2 mil pessoas.

 

SALA DE PROFESSORES

Há instalações apropriadas para os docentes (Salas de Professores, Sala de Reuniões e Gabinetes de Trabalho) e para a Coordenadoria de Curso, equipadas segundo a finalidade específica.

Estes Gabinetes de Trabalho para professores de tempo integral ou parcial (exceto coordenadores de curso que dispõem de gabinetes próprios) encontram-se instalados no Centro Acadêmico da UNEF.

 

ESPAÇO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO DOS CURSOS E SERVIÇOS ACADÊMICOS

A Coordenação do Curso funciona em uma sala exclusiva, bem dimensionada e dotada de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo às condições de salubridade. Possui microcomputador com acesso à Internet, dispondo ainda de secretária administrativa para o necessário apoio.

 

ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

 

Os alunos podem acessar os equipamentos de informática na biblioteca e nos laboratórios de informática.

Na biblioteca, há microcomputadores interligados em rede de comunicação científica (Internet).

A FAESF/UNEF possui 04 (quatro) laboratórios de informática modernos e adequados às necessidades pedagógicas, onde são desenvolvidas aulas práticas sob orientação dos professores e com o apoio de monitores técnicos, conforme regulamento específico:

Laboratório de Informática 01: É composto por 23 (vinte e três) computadores com processador Intel Celeron D, 2.8 GHz, HardDisk com capacidade de 80 GB, 1 GB de memória RAM, monitores CRT de 15’’, teclado, mouse.

Laboratório de Informática 02: É composto por 23 (vinte e três) computadores de fabricação DELL com modelo all-in-one de 23’’, com processador Intel Core i3 de 3.3 GHZ, HardDisk com capacidade de 500 GB e memória de 4 GB, driver de DVD-RW, teclado, mouse, kit multimídia embutido com caixas autofalantes e webcam, possui ainda dispositivo de rede sem fio de fabricação.

Laboratório de Informática 03: É composto por 25 (vinte e cinco) computadores de fabricação DELL com modelo all-in-one de 23’’, com processador Intel Core i3 de 3.3 GHZ, HardDisk com capacidade de 500 GB e memória de 4 GB, driver de DVD-RW, teclado, mouse, kit multimídia embutido com caixas autofalantes e webcam, possui ainda dispositivo de rede sem fio de fabricação.

Laboratório de Informática 04: É composto por 23 (vinte e três) computadores de fabricação DELL com modelo all-in-one de 23’’, com processador Intel Core i3 de 3.3 GHZ, HardDisk com capacidade de 500 GB e memória de 4 GB, driver de DVD-RW, teclado, mouse, kit multimídia embutido com caixas autofalantes e webcam, possui ainda dispositivo de rede sem fio de fabricação.

Todos os equipamentos encontram-se interligados em rede e com acesso à Internet. A comunidade acadêmica tem acesso livre aos laboratórios de informática no horário de funcionamento, exceto quando estiver reservado para a realização de aulas práticas por algum professor da Instituição. O espaço físico é adequado ao número de usuários, às atividades programadas e ao público ao qual se destina. Todos os espaços físicos da infraestrutura da IES estão adaptados aos portadores de necessidades especiais.

A FAESF investe na expansão e na atualização dos recursos de informática, na aquisição de recursos multimídia e na utilização de ferramentas de tecnologia da informação. Para tanto, é destinado percentual de sua receita anual para a aquisição de equipamentos, microcomputadores e softwares utilizados em atividades práticas e laboratórios dos cursos oferecidos.

 

BIBLIOTECA - Estrutura
A Biblioteca da FAESF/UNEF desempenha o papel de agente dinâmico da educação. Dispõe de estrutura condizente com os padrões do MEC em relação ao acervo, pessoal, equipamentos, e tecnologia favorecendo o acesso à informação. Atua como instrumento eficaz na dinâmica da informação, acompanhando a evolução cultural, científica e tecnológica, de modo a prestar serviços de qualidade à comunidade. A Biblioteca é parte essencial da FAESF/UNEF e tem a finalidade de organizar e disseminar a informação, aplicando atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem bem com a dinâmica e a atualização de informações a serem observadas e geradas no desenvolvimento do ensino, da pesquisa de iniciação científica e da extensão.
A Biblioteca da Faculdade tem o seu acervo constituído de monografias (livros), periódicos especializados, nacionais e estrangeiros, obras de referência, materiais audiovisuais, bases de dados, folhetos, teses, dissertações. Obedece a uma política de qualificação e ampliação na ordem de 10% a cada semestre, a fim de acompanhar o nível de implantação do curso, à demanda e atualização de literatura.
O edifício da Biblioteca abrange, atualmente, uma área física de 2.050m2 em dois pavimentos, com todos os recursos de acessibilidade, com 10 salas de estudos, além da ampla área paras realização de eventos de lançamento de produções científicas, apresentando, assim, uma infraestrutura compatível com as exigências do Conselho Nacional de Educação, Parecer 175/96. Tem ampliação de acervo prevista para os próximos anos a fim de atender à implementação de novos cursos, incluindo também a ampliação da biblioteca digital.
A Biblioteca está localizada num edifício de dois pavimentos com acesso por elevador e escadas, sendo dividida da seguinte forma:
Térreo
- 01 Sala para registro do acervo;
- 01 Sala para devolução;
- 02 Sanitários;
- 01 Sanitário com acessibilidade;

- Acervo bibliográfico;
- Foyer para exposições e lançamentos de obras literárias.
Primeiro Andar
- 10 Salas de Estudos;
- Sala do Bibliotecário (a);
- Sala de Desenho;
Área de Estudo e Circulação.
Para um melhor conforto dos acadêmicos, a Biblioteca oferece áreas individuais de estudos. Da mesma forma, as instalações para estudos em grupo são adequadas no que se refere ao espaço físico, acústica, iluminação, ventilação e mobiliário. Assim, tanto os espaços para os estudos individuais como para os estudos em grupo atendem às exigências para uma boa formação acadêmica.
Na Biblioteca, o acervo encontra-se organizado de acordo com CDU (Classificação Decimal Universal), AACR2 (Código de catalogação Anglo-Americano) e tabela Cutter de autores em estantes adequadas. Está instalado em local com adequada iluminação natural e artificial e as condições para armazenagem, preservação e disponibilização atendem aos padrões exigidos. Há extintor de incêndio e sinalização bem distribuída. As instalações para os estudos individuais são adequadas no que se refere ao espaço físico, acústica, iluminação, ventilação e mobiliário.
Guarda-volumes
A Biblioteca da FAESF/UNEF possui 60 armários com chaves individuais a fim de garantir a segurança das coleções e dos materiais pessoais de seus usuários.
Serviços da Biblioteca
Orientação à pesquisa;
Empréstimo;
Orientação à normalização bibliográfica (padronização de trabalhos técnicos e científicos);
Consulta a base de dados;
Treinamento do usuário de primeiro semestre (sobre o uso da biblioteca e do acervo)
Serviço de Empréstimo
Coordena as operações de empréstimo, devolução de livros e outros materiais bibliográficos, além de orientar os usuários quanto à localização das obras nas estantes. Disponibiliza a consulta de empréstimo domiciliar a professores, alunos e funcionários. Oferece pesquisa on-line por autor, titulo, assunto ou palavra-chave, à base RM BIBLIOS através do terminal existente na biblioteca.
Normas de Empréstimos
A apresentação de um documento de identidade usuário é indispensável para realização do empréstimo;
O usuário deverá indenizar a Biblioteca por perdas e/ou danos causados ao acervo, restituindo a UNEF um exemplar igual ao retirado;
O usuário concluinte de curso, não receberá o seu diploma caso se encontre em débito com o serviço de empréstimo;
Para utilização do serviço, o usuário deverá observar seus direitos em consonância com sua categoria:

Reprografia
A Biblioteca da FAESF/UNEF oferece aos estudantes serviço terceirizado de reprografia, destinado a trabalhos de pequeno porte de uso limitado, com o cuidado voltado, sobretudo, para a Lei de Direitos Autorais.
 

ESTRUTURAS FÍSICO-ADMINISTRATIVAS

O Centro Administrativo é um edifício com três pavimentos interligados por escadas e com acesso por elevador, possuindo um total de 2.700m², o referido prédio é dividido da seguinte forma:

Subsolo

- 01 Sala de digitação;

- 01 Gráfica;

- 02 Sanitários;

- 01 Sala de carga/descarga;

- 01 Auditório com capacidade para 50 pessoas;

- 01 Sala de TI’s;

- 01 Sala de repouso para funcionários;

- 03 Almoxarifados;

- 02 Vestuários;

- 01 Refeitório;

- Área de circulação.

 

Térreo

- 01 Secretaria Acadêmica;

- 01 Sala onde funciona o Núcleo de Atendimento ao Discente - NAD;

- 01 Serviço de Atendimento ao FIES;

- 01 Setor Financeiro;

- 01 Setor Pessoal;

- 02 Sanitários;

- 02 Sanitários para PNE;

- 01 Elevador;

- Recepção;

- Área de Circulação com rampas de acesso.

 

Primeiro Andar

- 01 Recepção da Presidência;

- 01 Sala Presidência;

- 01 Sala Vice-Presidência;

- 01 Sala de Reunião;

- 02 Recepções/Área de Circulação;

- 01 Sala Vice-Presidência Acadêmica;

- 01 Sala Diretoria Acadêmica;

- 01 Sala Diretoria Administrativa;

- 01 Sala Diretoria de EAD

- 01 Sala Diretoria Financeira;

- 01 Sala Escola de Ideias;

- 01 Sala Equipe de Engenharia e Obras;

- 01 Copa;

- 02 Sanitários.

 

  • Anfiteatro

O Auditório Olimpo é localizado no térreo e possui capacidade para 2.000 pessoas, no qual acontecem formaturas, seminários e eventos acadêmicos diversos com palco de 400m² e uma área de 1.650,00m². O Anfiteatro dispõe:

- 04 Sanitários com acessibilidade;

- Rampas de acesso;

- Saídas de Emergência;

- Estrutura de Som.

 

  • Praça de Convivência

A Praça de Convivência possui área coberta num total de 2.180,00m²:

- 01 Cantinas;

- 01 Restaurante;

- 01 Subway;

- 02 sanitários;

- 100 mesas de 04 cadeiras e 06 cadeiras;

- Rampas de acesso.

  • Estacionamento

A Faculdade possui área para abrigar cerca de 3.200 carros e motocicletas.

Legislação

ATOS LEGAIS GERAIS:

DECRETO Nº 5773/2006

LEI DE DIRETRIZES E BASES - LDB

PORTARIA NORMATIVA Nº40/2007

RESOLUÇÃO Nº 02/2007

 

ATOS LEGAIS DA IES:

CREDENDIAMENTO

PORTARIA Nº 1.879/2005 

REGIMENTO GERAL

 

ATOS LEGAIS DOS CURSOS:

ADMINISTRAÇÃO - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ADMINISTRAÇÃO - ATO REGULATÓRIO

 

ARQUITETURA E URBANISMO - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ARQUITETURA E URBANISMO - ATO REGULATÓRIO

 

BIOMEDICINA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

BIOMEDICINA - ATO REGULATÓRIO

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

COMUNICAÇÃO SOCIAL - ATO REGULATÓRIO

 

DESIGN DE INTERIORES - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

DESIGN DE INTERIORES - ATO REGULATÓRIO

 

ENFERMAGEM - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ENFERMAGEM - ATO REGULATÓRIO

 

ENGENHARIA CIVIL - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ENGENHARIA CIVIL - ATO REGULATÓRIO

 

ENGENHARIA ELÉTRICA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ENGENHARIA ELÉTRICA - ATO REGULATÓRIO

 

ENGENHARIA MECÂNICA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ENGENHARIA MECÂNICA - ATO REGULATÓRIO

 

ENGENHARIA QUÍMICA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ENGENHARIA QUÍMICA - ATO REGULATÓRIO


FARMÁCIA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

FARMÁCIA - ATO REGULATÓRIO

 

FISIOTERAPIA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

FISIOTERAPIA - ATO REGULATÓRIO

 


NUTRIÇÃO - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

NUTRIÇÃO - ATO REGULATÓRIO

 

ODONTOLOGIA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

ODONTOLOGIA - ATO REGULATÓRIO

Missão e Valores

A FAESF/UNEF tem por Missão produzir, sistematizar e socializar o saber científico e tecnológico, através do ensino, da pesquisa e da extensão, ampliando e aprimorando a formação de pessoas para o exercício profissional competente, com reflexão crítica, solidária, com vista à construção de uma sociedade autossustentável, e assim, a contribuir para as inovações e evolução científica e tecnológica, bem como para o desenvolvimento local, regional, estadual e nacional.

A Instituição tem como Visão ser referência em educação superior na cidade de Feira de Santana e Região, reconhecida pela sua excelência acadêmica, dinamismo, empreendedorismo, inovação e compromisso com a formação de profissionais éticos e cidadãos, conscientes do seu papel no exercício da profissão escolhida, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Sendo assim, os Valores que norteiam as ações da FAESF/UNEF estão estabelecidos a partir de uma visão humanista e ética que prevê:

  • Atuação com responsabilidade social;
  • Comportamento ético e cidadão;
  • Compromisso com o ensino de excelência;
  • Respeito à pluralidade de ideias e de crenças religiosas;
  • Estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Cultivo da credibilidade institucional;
  • Respeito às diversidades sociais;
  • Efetividade no cumprimento do Projeto Pedagógico Institucional e de cada Curso.

Biblioteca

Aquisição por Coligada Áreas de Conhecimento

_____________________________________________Livros

_____________________________________Títulos       Exemplares

Ciências Exatas e da Terra ------------------------------144 1344
Ciências Sociais Aplicadas ------------------------------825            5355
Ciências Humanas -----------------------------------------357            1899
Linguística, Letras e Artes -------------------------------134 804
Engenharia e Tecnologia ---------------------------------139           941
Ciências da Saúde------------------------------------------189            1387
Ciências Biológicas-----------------------------------------39               324
Ciências Agrárias-------------------------------------------1                  1
Linguística, Letras e Artes -------------------------------10               50
Ciências da Saúde------------------------------------------8                 81
Ciências Sociais Aplicadas ------------------------------29              383    

 

A biblioteca da UNEF dispõe de um quantitativo de 1875 títulos distribuído entre os 12569 exemplares existentes.

A biblioteca possui 09 terminais para utilização dos alunos, com acesso a internet consulta ao acervo. 

O acervo da Academic Onefile, dispõe de 18.216 títulos de periódicos multidisciplinares.

A biblioteca virtual possui 4815 títulos em formato PDF e Epub.

.2.1 ESPAÇO FÍSICO PARA ESTUDOS

O edifício da Biblioteca abrange, atualmente, uma área física de 2.050m2 em dois pavimentos, com todos os recursos de acessibilidade, com 09 salas de estudos, além da ampla área paras realização de eventos de lançamento de produções científicas, apresentando, assim, uma infraestrutura compatível com as exigências do Conselho Nacional de Educação, Parecer 175/96. Tem ampliação de acervo prevista para os próximos anos a fim de atender à implementação de novos cursos, incluindo também a ampliação da biblioteca digital.

A Biblioteca está localizada num edifício de dois pavimentos com acesso por elevador e escadas, sendo dividida da seguinte forma:

Térreo

- 01 Sala para registro do acervo;

- 01 Sala para devolução;

- 02 Sanitários;

- 01 Sanitário com acessibilidade;

- Acervo bibliográfico;

- Foyer para exposições e lançamentos de obras literárias;

- Guarda-volumes.

Primeiro Andar

- 09 Salas de Estudos;

- Sala do Bibliotecário;

- Sala de Desenho;

- Área de Estudo e Circulação;

- Sala de atendimento especializado;

- 02 Sanitários;

- 01 Sanitário com acessibilidade;

Para um melhor conforto dos acadêmicos, a Biblioteca oferece áreas individuais de estudos. Da mesma forma, as instalações para estudos em grupo são adequadas no que se refere ao espaço físico, acústica, iluminação, ventilação e mobiliário. Assim, tanto os espaços para os estudos individuais como para os estudos em grupo atendem às exigências para uma boa formação acadêmica.

 

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

OBJETIVOS DO REGULAMENTO

Art. 1º O presente Regulamento normaliza os serviços da Biblioteca FAN/UNEF, define o tipo de material disponível para empréstimo e os direitos e deveres dos usuários e as competências da Biblioteca.

DAS ATRIBUIÇÕES

Art. 2º Compete à Biblioteca:

I – registrar, classificar e catalogar os livros, periódicos, obras de referências, multi meios e demais publicações para consultas e empréstimos, segundo normas estabelecidas;

II – organizar, conservar e manter atualizados os catálogos.

III – zelar pela conservação do acervo, providenciando sua recuperação quando necessário;

IV – registrar e controlar os empréstimos e devoluções de obras

V – elaborar e fornecer listas para doações e permutas;

VI – manter intercâmbio com bibliotecas, centros de pesquisas e instituições afins;

VII - controlar as assinaturas de títulos de periódicos;

VIII – orientar os usuários, auxiliando-os em suas pesquisas.

 

INSCRIÇÃO

Art. 3º A inscrição de alunos, funcionários e professores é automática, através da documentação disponibilizada na Secretária/RH no ato da matrícula ou contratação.

Art. 4º O cancelamento da inscrição ocorrerá no caso de trancamento de matrícula; desistência do curso; desligamento por parte de professores e funcionários da Instituição.

ACESSO À BIBLIOTECA

Art. 5º Para ingresso e consulta no recinto da Biblioteca o usuário deve obedecer aos seguintes procedimentos:

I – deixar pastas, classificadores e bolsas de uso particular nos armários; sendo permitida a entrada, apenas, com livros, cadernos e notebooks sem a capa ou bolsa protetora.

II – guardar e manter consigo a chave do armário, mediante a apresentação e retenção de um documento, enquanto possuir a chave sob sua guarda;

III – não reproduzir sons que venham a perturbar a leitura, consulta ou funcionamento da Biblioteca;

IV – obedecer aos horários de atendimento das 07h00min às 22h15min

V – não usar celulares;

VI – não ingressar com lanches ou bebidas;

VII – não fumar no interior da Biblioteca;

VIII – ao sair da biblioteca, devem ser retirados do armário os materiais do usuário, entregando a respectiva chave ao funcionário e reaver o documento deixado.

VIX – O usuário que não devolver a chave do armário, após utilização do mesmo, receberá punição a ser definida pelo bibliotecário.

X – Em caso de perda da chave, o aluno pagará a importância referente à troca da fechadura, incluso mão de obra, e a confecção do chaveiro.

 

EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO

Art. 6º A consulta de material bibliográfico dentro das dependências da Biblioteca é permitida á comunidade acadêmica, devidamente matriculada na instituição.

Art. 7º O empréstimo é permitido para alunos, professores e funcionários, mediante apresentação de um documento de identidade. Sem apresentação do documento, o empréstimo não será efetuado.

Art. 8º Por suas peculiaridades, as obras a seguir discriminadas serão destinadas, exclusivamente, à consulta na própria Biblioteca:

I – obras de referências (ATLAS, DICIONÁRIOS, ALMANAQUES E OBRAS AFINS), essas obras são identificadas pelo círculo vermelho no dorso do livro

II – teses, monografias e dissertações, indicadas com um círculo azul;

III – obras raras ou valiosas;

IV – periódicos;

V – materiais especiais (conforme publicado no mural do setor);

VI – livros de consulta (indicado com um círculo colorido na cor azul)

Art. 9º Limite máximo do empréstimo a domicilio, por usuário:

I – professores – 3 (três) livros (títulos diferentes);

II – aluno de graduação – 3 (três) livros (títulos diferentes);

III – funcionários – 2 (dois) livros (títulos diferentes).

Art. 10º Limite máximo do prazo de empréstimo a domicilio, por usuário:

I – professores –7 (sete) dias;

II –aluno de graduação – 7 (sete) dias;

III – funcionários – 7 (sete) dias.

Art. 11º A Biblioteca poderá, a depender da disponibilidade de exemplares e da demanda no período, reduzir ou aumentar o prazo de empréstimo á domicilio, independente da categoria do usuário.

Art. 12º O leitor é responsável pelas obras retiradas.

Art. 13º Somente o próprio credenciado poderá retirar material.

Art. 14º Todo material deverá ser devolvido na Biblioteca.

RENOVAÇÃO E RESERVA DE PUBLICAÇÕES

Art. 15º O empréstimo não poderá ser renovado.

Art. 16º O funcionário da Biblioteca, entregará ao leitor o comprovante de empréstimo portando o dia que o material será devolvido e o mesmo deverá ser conferido pelo usuário.

Art. 17º Não será permitida a reserva.

PENALIDADES

Art. 18º O aluno não poderá renovar sua matrícula, a cada início do período letivo, caso esteja em situação irregular com a Biblioteca.

Art. 19º Toda obra perdida ou danificada, quando em poder do usuário, será por ele substituída por novo exemplar da mesma obra. Tratando de obra esgotada, a reposição será feita por outra de interesse da Biblioteca.

Art. 20º O aluno concluinte de curso de graduação, com situação irregular estará impedido de receber o seu diploma ou certificado.

Art. 21º Os professores e funcionários em situação irregular com a Biblioteca estarão sujeitos às medidas legais adotadas pela Direção da Unidade. Cada dia de atraso na entrega do livro, o usuário sofrerá uma suspensão de 3 dias por cada dia de atraso e por livro. Exemplo: 3 livros com 1 dia de atraso, o usuário terá 9 dias de suspensão, se forem 3 livros e 3 dias de atraso, 27 dias de suspensão. A suspensão só será abonada mediante a apresentação de um documento comprobatório da falta do aluno para com a biblioteca.

 

NORMAS GERAIS

Art. 22º É permitido o livre acesso ao acervo, desde que o usuário esteja dentro dos padrões estabelecidos nesse regimento.

Art. 23º Compete à Biblioteca observar se o material a ser emprestado e devolvido está em perfeita conservação. Não estando, o aluno deverá ser encaminhado ao bibliotecário para ser feita uma avaliação da avaria para ser adotada a medida cabível à situação

Art. 24º Os recursos tecnológicos da Biblioteca estão disponíveis aos alunos apenas para a realização de pesquisas científicas e consultas ao acervo.

Art. 25º Serão consideradas as sugestões dos usuários com relação à aquisição de novas obras, melhoria no atendimento e nas demais atividades organizadas pela Biblioteca, desde que estejam de acordo com a norma.

Art. 26º Atender aos pedidos de comparecimento à Biblioteca.

Art. 27º Responsabilizar-se por móveis e equipamentos da Biblioteca enquanto usuário do mesmo.

 

Serviços da Biblioteca

Orientação à pesquisa;

Empréstimo;

Orientação à normalização bibliográfica (padronização de trabalhos técnicos e científicos);

Consulta a base de dados;

Treinamento do usuário de primeiro semestre (sobre o uso da biblioteca e do acervo)

Serviço de Empréstimo

Coordena as operações de empréstimo, devolução de livros e outros materiais bibliográficos, além de orientar os usuários quanto à localização das obras nas estantes. Disponibiliza a consulta de empréstimo domiciliar a professores, alunos e funcionários. Oferece pesquisa on-line por autor, titulo, assunto ou palavra-chave, à base RM BIBLIOS através do terminal existente na biblioteca.

Normas de Empréstimos

A apresentação de um documento de identidade usuário é indispensável para realização do empréstimo;

O usuário deverá indenizar a Biblioteca por perdas e/ou danos causados ao acervo, restituindo a UNEF um exemplar igual ao retirado;

O usuário concluinte de curso, não receberá o seu diploma caso se encontre em débito com o serviço de empréstimo;

Para utilização do serviço, o usuário deverá observar seus direitos em consonância com sua categoria:

 

Tour pela Faculdade
Visualizar Todas

POSSO TE AJUDAR?

Ouvidoria
Blog no Campus
Notícias
Blog dos Cursos
Legislação e Normas

Contate-nos

FONE/FAX: (75) 2102.9500 E-MAIL: falecom@unef.edu.br
Social