Estudantes de Engenharia emplacam trabalhos aprovados no COBENGE

O XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) terá um brilho ainda maior nesta edição. Isso acontece porque ao menos 8 trabalhos acadêmicos aprovados são de estudantes dos cursos de Engenharias da Faculdade UNEF.

Para a coordenadora geral dos cursos de Engenharia, professora Bianca Figueiredo, essa quantidade de aprovações traz um orgulho imenso para a instituição. Estudantes de todos os 6 cursos de Engenharia da UNEF (Civil, Ambiental e Sanitária, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção) receberam a notícia de que foram aprovados, e agora vivem a expectativa de apresentar os trabalhos e trazer para casa os títulos de melhores produções acadêmicas.

Confira os títulos dos trabalhos aprovados na 45ª edição do COBENGE:

– Avaliação dos impactos do BAJA na vida do discente participante

– Avaliação dos impactos causados pelo uso do PBL no componente curricular projeto e construção de máquinas do curso de Engenharia Mecânica

– Percepção dos discentes da aplicação da aprendizagem baseada em problema adaptada (ABPa)

– Análise dos fatores que dificultam a permanência das graduandas nos cursos de Engenharia de duas instituições de ensino superior do estado da Bahia

– A inclusão prática de indicadores de sustentabilidade na formação acadêmica: o caso do campus da Faculdade UNEF

– Aprendizagem orientada por projetos: uma estratégia de ensino de aprendizagem cooperativa aplicada à disciplina de projeto integrador: resistência e estrutura

– Desenvolvimento de cadeira de rodas canina como estratégia de PBL em componente curricular de programação para engenheiros

– Soluções da engenharia de baixo custo para atender a questões de mobilidade reduzida para pessoas com deficiência

Sobre o COBENGE

O COBENGE é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela ABENGE desde 1973, e tem como missão produzir mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós graduação em engenharia e tecnologia no Brasil, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e capacitados que levem desenvolvimento e tecnologia a todos os pontos do país pelos benefícios que a engenharia pode proporcionar a toda população.

O COBENGE vem, nos últimos anos, debatendo filosofias e paradigmas do processo de ensino e aprendizagem de Engenharia e Tecnologia. A Engenharia. O congresso será realizado em Fortaleza, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2019.