Estudante de Biomedicina é aceito em Laboratório de Pesquisa de Bioenergéticos e Biologia Molecular da USP

Discente do 6º semestre de Biomedicina da UNEF, Weslley de Jesus Santos vibra a conquista de uma vaga bastante concorrida por estudantes de todo o Brasil. Entre os dias 8 e 22 de julho, o estudante participou do 15º Curso de Inverno em Bioquímica e Biologia Molecular, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e, durante a experiência, apresentou sua pesquisa e foi aceito no Laboratório de Pesquisa de Bioenergéticos e Biologia Molecular da instituição.

Após concorrer com mais de 400 inscritos de todo o país, Weslley participou do Curso de Inverno, onde pôde desenvolver estudos bioenergéticos e moleculares de componentes mitocondriais de microrganismos. Lá, o estudante chamou a atenção do professor Dr. Sérgio Akira Uyemura, que o selecionou para o laboratório que dirige.

Durante o curso, Weslley apresentou sua pesquisa, intitulada “Cinética do Biomarcador Creatinafosfoquinase (CPK) como Sinalizador de Estresse Muscular em Jogadores de Futebol de time de base durante treinamento”, desenvolvida utilizando jogadores do Bahia de Feira, campo de estágio exclusivo das faculdades UNEF e FAN.

Ainda em êxtase com a conquista, Weslley explica quais os próximos passos: ele continua na UNEF, onde finaliza suas matérias clínicas; em seguida retorna para a USP de Ribeirão Preto, onde cumpre matérias de estágio obrigatório e então segue para a realização de provas que determinarão o seu aceite no programa de mestrado da instituição.

Otimista com o futuro na academia, o estudante dá uma dica para aqueles que estão pensando em seguir na área: “Não desistam dos seus sonhos. A caminhada é árdua, você vai se menosprezar muitas vezes, mas não deve desistir em hipótese alguma. Você faz o seu próprio destino. Com certeza a UNEF foi a porta de entrada pra tudo o que sou e que estou me tornando hoje. Se não fosse a instituição, eu jamais teria tais princípios que tenho. Além disso, não posso esquecer da minha amiga e orientadora, a professora e coordenadora do curso de Biomedicina da UNEF, Emanuela Avelar. Sem ela, eu não estaria aqui. Ela me apoiou desde o início e por isso, agradeço muito a ela”, declara.