Fundada Liga Acadêmica de Enfermagem Forense da UNEF

Fundada em 2019, a Liga Acadêmica de Enfermagem Forense (LAEF) é mais um dos espaços de aprendizado e pesquisa da UNEF. Com o objetivo de contribuir na vida acadêmica dos estudantes através de pesquisas, projetos e promoção de eventos na área Forense, a Liga é a primeira do curso de Enfermagem da UNEF.

De acordo com a presidente da Liga, a estudante do 7º semestre, Milena Araújo, a ideia de fundar a liga surgiu após cumprir a disciplina de Enfermagem Forense: “fiquei apaixonada pela área e comentei com umas colegas e com o professor da matéria sobre a possibilidade de criarmos a liga de Enfermagem Forense. Sentamos, conversamos e pronto, saiu o edital”, explica.

O enfermeiro forense trabalha para auxiliar a Justiça, prestando assistência nos mais variados tipos de violência. Isso inclui as vítimas, as famílias envolvidas e até mesmo os agressores. A atuação de enfermagem forense ocorre em locais os mais diversos, desde hospitais a tribunais de justiça, em serviços hospitalares e/ou na comunidade.

Os profissionais da área forense lidam com casos de abusos sexuais e maus tratos, investigações relacionadas a mortes e testemunhos periciais.

Apesar de ter sido fundada recentemente, a LAEF já conta com eventos próprios e com uma programação de atividades. No último dia 4 de outubro foi realizado na UNEF o Simpósio de Enfermagem Forense de Feira de Santana, que objetivou ampliar ainda mais o conhecimento dos futuros enfermeiros acerca da área.  Temas como competências legais, ensino e visibilidade da Enfermagem Forense no Brasil foram discutidos no evento, que trouxe a participação de profissionais reconhecidos na área e proporcionou aos estudantes um rico intercâmbio de informações.

Para a presidente da Liga, o melhor ainda está por vir: “Espero que a LAEF renda muita produtividade positiva. Principalmente porque a Enfermagem Forense é algo considerado novo na área de enfermagem. Já temos outras ações planejadas sim e também estamos elaborando artigos para enviar para congressos. Além disso, vamos realizar vários eventos voltado para a área”, explica.