Acontece UNEF

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA ENGENHARIA MECÂNICA

O Núcleo de Desenvolvimento da Engenharia Mecânica (NUDEM) é um grupo de discentes e docentes, institucionalmente vinculado à Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN) e a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Tem como objetivo a organização de projetos e atividades que buscam o desenvolvimento do curso de Engenharia Mecânica.
O NUDEM surge da necessidade de acadêmicos em buscar a melhoria contínua do curso que fazem parte, a fim de propor novas atividades, eventos, projetos e melhorias gerais, que estimulem o desenvolvimento técnico-científico de todos os envolvidos.
Em uma reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE), os docentes João Filipe Lacerda da Cruz e Luccas Barbosa Carneiro tiveram a ideia de trazer a visão de quem está dentro do processo para ajudar a organizá-lo. Depois de muita pesquisa, estudo e estruturação nasceu o NUDEM como um projeto piloto no segundo semestre de 2019, composto pelos docentes do NDE e cinco discentes do curso com a perspectiva de 100% de funcionamento para 2020.
O NUDEM é dividido em três setores: marketing e comunicação; projetos e eventos; monitoramento e curadoria. Cada setor tem sua função em prol do objetivo geral. O setor de marketing e comunicação é responsável, principalmente, pela promoção das ações do curso nos veículos de comunicação, que visem abranger o maior número de alunos e demais envolvidos no curso, buscando aumentar a sua visibilidade e, com isso, abrir portas de estágios, parcerias e atividades com as esferas além da acadêmica.
O setor de projetos e eventos tem como função a busca de projetos para desenvolver o curso, organizar eventos e fomentar a participação em eventos importantes. Já o processo de entender o perfil dos discentes, egressos e docentes do curso, suas necessidades, opiniões e avaliação do curso, além da proposição de atividades que supram as demandas surgidas das atividades ditas anteriormente, fica a cargo do setor de monitoramento e curadoria.
Com todas essas atividades o NUDEM, ainda, fomentará o desenvolvimento do senso de responsabilidade social, trabalho em grupo, inteligência emocional e características profissionais dos discentes envolvidos, atendendo pontos demandados pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Engenharia Mecânica.
Sendo assim, a partir da formação desse núcleo, o curso de Engenharia Mecânica buscará chegar em patamares de referência na qualidade de formação profissional dos engenheiros egressos da UNEF e FAN, tornando-os profissionais e cidadãos preparados para modificar o cenário da engenharia, na região de Feira de Santana.

Conecte-se com a UNEF

UNEF