Tudo sobre o Desafio Pedal Kart

Diferentemente de outros componentes presentes na matriz curricular do curso de Engenharia Mecânica, que trabalham com métodos tradicionais de ensino, o componente Projeto e Construção de Máquinas (PCM), traz uma forma de ensino inovadora e atrativa para o aluno.
Sob orientação do docente João Filipe Lacerda da Cruz e do monitor Diego Sandes, o componente busca fazer com que o estudante desenvolva um projeto utilizando os conhecimentos adquiridos durante o período da graduação e também as experiências profissionais já adquiridas. Porém, o grande diferencial do componente não é apenas a realização deste projeto, mas sim todo o processo que o consiste, da divisão de cargos e funções até o cumprimento do objetivo geral.
Para o semestre 2019.2 foi proposto a construção de um veículo movido a pedais, chamados de “Pedal Kart”. Este representou um grande desafio para todos os alunos que participaram do componente. Os alunos puderam conhecer sobre o Processo de desenvolvimento de produto (PDP), fazer o projeto técnico do kart, seu modelamento em 3D e, por fim, construí-lo, para que no final participasse da corrida, o 1º Desafio Pedal Kart. Este desafio foi realizado no estacionamento da própria instituição, no dia 08/11/2019, último dia da UNIGEN, o maior evento das engenharias. Contou com quatro karts inovadores, de equipes diferentes.
O circuito da corrida possuía 300m de extensão e ganhava a equipe que completasse 10 voltas primeiro. O troféu levou o nome do estudante e amigo de todos, Jackson das Virgens Fonseca Cerqueira, 10º semestre de Engenharia Mecânica que infelizmente nos deixou este ano. A competição foi um sucesso, e fez com que estudantes de outros cursos saíssem da sala de aula para assisti-la. Isso sem contar com os visitantes, pais, mães, irmãos e amigos dos competidores que vieram especialmente prestigiar a competição e saíram fascinados com os projetos desenvolvidos dos discentes. E de fato, ver a multidão balançar uns aos outros e fazer barulho ao passar pela reta pilotando o carrinho foi muito emocionante e só ressaltou o sentimento de satisfação e felicidade ao fazer um projeto tão divertido. Ainda mais ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
Ah, e não se pode esquecer do fator diferencial que mais ficou claro durante o componente, a relação entre as pessoas, seja do grupo no qual fazia parte ou do grupo adversário. Aliás, não se teve adversários, pois mesmo nos momentos de dificuldade todos se ajudaram, opinaram de forma construtiva e respeitosa para com as pessoas e os projetos ali presentes. Este sim foi o maior ganho, saber respeitar e ajudar uns aos outros, fazer com que todos pudessem chegar ao seu objetivo final se divertindo. E que venha o 2º Desafio Pedal Kart!

Autor: Victor Augusto Ciafreis, 9° semestre.