Novidade para você: o curso de Jornalismo está de volta à UNEF!

O semestre 2020.1 está prestes a começar, e se você é um amante da Comunicação, a UNEF, que é a única faculdade da Bahia com conceito máximo no MEC, tem uma novidade: o curso de Jornalismo está de volta! Na verdade, não é bem uma novidade, já que o curso fez parte da primeira grade curricular da instituição, em 2002, formou mais de 400 jornalistas que hoje fazem a comunicação na Bahia e no Brasil.

Estamos falando do retorno do primeiro curso de Jornalismo do interior baiano. Vamos lá: em abril de 2002, quando a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF foi credenciada pelo MEC – à época, ela ainda funcionava nas instalações do Colégio Santo Antônio -, lá estava o curso de Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, juntamente com os Bacharelados em Administração, Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, e Turismo. O curso só saiu da grande 12 anos depois, em 2014.

O curso de Jornalismo da UNEF formou nomes como Aldo Lima, Valdomiro Silva, Humberto Cedraz, Fernando Moreira, Ana Paula Vidal, Madalena Braga, e inúmeros outros, que viraram grandes figuras da Comunicação e fazem parte da nata do Jornalismo baiano, sempre pautados na liberdade de expressão, no posicionamento crítico, na verdade dos fatos, pois foi dessa forma que a UNEF sempre desenvolveu o seu currículo na área.

E por que a volta do curso de Jornalismo deve ser comemorada? Sobretudo em tempos tão difíceis no que se refere à política nacional, quando a liberdade de imprensa está cada vez mais cerceada, nada melhor do que uma instituição de ensino superior voltar a fomentar o ato de se comunicar.

Vale salientar que o Jornalismo fortalece uma democracia. Oswaldo Martins Estanislau do Amaral, que é cientista político e professor da Unicamp, diz que “não há democracia sem liberdade de imprensa”. Tendo essa consciência, a UNEF entende a importância de trabalhar o senso crítico dos futuros comunicólogos que farão parte dessa retomada do curso de Jornalismo na instituição.

O curso de Jornalismo da UNEF traz um currículo aprimorado para 2020, formando profissionais preparados para buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação e/ou assessoria de imprensa.

Apresentamos um curso de Jornalismo diferenciado, atualizado e conectado com o mundo.  Além de preparar para as atividades do Jornalismo relacionadas à imprensa escrita e televisiva, aos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão, por intermédio de reportagens, notícias, fotografia e entrevistas, algo que pode ser considerado como tradicional, o curso está voltado às novidades do ambiente digital, tais como: redes sociais, sites, blogs, vlogs e revistas digitais.

Atualmente, abre-se oportunidades para atuação jornalística em diversos campos, como economia, esportes, cultura, gastronomia, tecnologia, política, entre tantos outros. O curso direciona o futuro profissional quanto à pesquisa e comunicação, em seus aspectos técnicos e de teor humanístico nas diferentes mídias – escrita, falada, televisa e internet.

Mercado de trabalho

O jornalista encontra oportunidades nos campos clássicos de atuação, como em jornais, rádio e TV, assessorias de imprensa para empresas e também nos mais novos meios, como produção de informação específica para redes sociais, assessoria de imprensa para personalidade digital e a própria carreira de influencer.

Laboratórios

Para garantir conforto e aparelhagem necessários para o desenvolvimento dos alunos, a UNEF conta com os seguintes equipamentos nas suas dependências: Centro de Educação Tecnológica; Sala High Tech; Estúdio de TV; Estúdio de Fotografia; Estúdio de Rádio; Estúdio de Cinema; Laboratórios de Computação Gráfica. Agência Experimental – Escola de Ideias e Negócios.

Um bom jornalista precisa ser dotado de postura ética, senso de responsabilidade, carregar consigo o ato de apurar os fatos antes de noticiá-los, buscar fontes confiáveis, usar uma linguagem simples, já que atingirá públicos de diversos níveis intelectuais. E é justamente esse suporte que a UNEF dará aos seus alunos em 2020. Jornalismo é na UNEF!

Inscreva-se, concorra a bolsas de estudo e faça parte da melhor em tudo!