Acontece UNEF

Alunos de Farmácia da UNEF produzem álcool gel para distribuição grátis

Os alunos do 10º semestre do curso de Farmácia da UNEF tomaram uma iniciativa muito importante para a prevenção do novo Coronavírus, que está deixando assustada boa parte da população mundial.

Foi produzido um álcool gel para distribuição gratuita no território da IES. A coordenadora do curso, professora Fernanda Pinheiro, explica a importância do desenvolvimento do produto para a população acadêmica.

“Existe uma preocupação mundial em torno do Coronavírus. Só a nível de explanação, o Coronavírus pertence a uma família de vírus que causa infecções respiratórias leves ou moderadas. A maior preocupação, hoje, é a taxa de infecção. Na Bahia, os únicos três casos confirmados são em Feira de Santana. A produção do álcool gel é uma medida preventiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é uma das formas de prevenção, além do processo de lavagem das mãos”, disse.

Ela ainda comenta como foi o processo de produção do álcool gel e cita qual é a composição do produto. “É algo que produzimos na faculdade, com a professora Letícia, do estágio de Manipulação, que acompanha os alunos do último ano do curso de Farmácia. Eles produzem para uso interno, aqui na UNEF. O álcool tem uma composição de carbopol, que é um agente gelificante, trietanolamina e a glicerina, que são agentes humectantes, além do álcool 70, que é recomendado pela OMS”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do curso, a distribuição do produto acontece em diversos pontos da faculdade, e qualquer pessoa pode fazer uso. “Na verdade, existe distribuição em todo território da faculdade. Temos na área de coordenações, corredores, biblioteca, e qualquer pessoa que quiser pode ter acesso, lembrou.

Por fim, a professora Fernanda ressaltou que a reação das pessoas envolvidas no ambiente acadêmico foi muito positiva quando souberam da iniciativa dos alunos do curso de Farmácia. Além disso, a coordenadora alertou para os cuidados que as pessoas devem acerca do novo Coronavírus. “A reação foi muito positiva. É uma fórmula que foi colocada em prática para a prevenção do Coronavírus. Vale lembrar que essas pessoas precisam estar com as mãos limpas, evitem contato com pessoas que estão espirrando ou tossindo. É preciso cobrir a boca e o nariz ao espirrar, evitar aglomerações. São prevenções a nível mundial”, concluiu.

Conecte-se com a UNEF

UNEF