Acontece UNEF

O crescimento do Marketing e o Marketing Digital em tempos de crise

Durante a pandemia de Coronavírus, as pessoas foram obrigadas a interromper as suas rotinas de trabalho diárias e passaram a, em alguns casos, dar continuidade, de casa, às atividades que compõem o seu dia a dia. Para isso, usa-se o termo home office.

Diante desse cenário, o Marketing e o Marketing Digital vivem uma crescente, sendo ferramentas importantes para resolver problemas em quaisquer áreas do trabalho. Dessa forma, estudantes de Comunicação Social e Administração têm atuado de forma ferrenha para empresas que sentiram a necessidade de continuar prestando os seus serviços, mesmo que de maneira remota.

Não é surpresa ouvir dizer que o sucesso de uma empresa está sempre muito ligado à forma com a qual sua marca é propagada. E neste período de pandemia de Coronavírus algo que tem ascendido o status das empresas é o fato delas estarem presentes no âmbito virtual.

É essencial que empresas e empreendedores estejam mantendo contato com os seus clientes, para que serviços indispensáveis que são prestados no modelo presencial não deixem de chegar até esse público. É exatamente o que aponta Tami Amaro, formada em Design de Moda com Pós-Graduação em Gestão de Mídias e Marketing Digital, e especialista em Gestão de Mídias, Marketing Digital e Branding.

“A grande estratégia para as pessoas que estão em casa e estão com o seu estabelecimento fechado é: esteja presente no digital, nas redes sociais falando com seus clientes, mostrando a sua essência. Nesse momento não temos que forçar uma venda, mas a gente não pode também impedir do nosso cliente comprar. Então a grande sacada desse mundo digital é você tratar de forma diferente falando do seu produto ou do seu serviço”, disse a especialista ao site G1.

Esse também é o momento em que as empresas precisam mostrar os seus lados humanos, sem agir de maneira oportunista, comprando produtos com preços baixos e revendendo por valores exorbitantes, por exemplo. Além disso, é fundamental tornar o seu pensamento e suas opiniões mais próximos do seu cliente, como também sugere Tami Amaro.

“Se manter ativo, ter verdade, mostrar suas opiniões, o que você pensa sobre o cenário atual e o principal, manter a paciência porque nesse momento o seu cliente ele precisa ouvir isso de você, ele está esperando ouvir isso de você, que você está bem, que tudo isso vai passar e logo mais estaremos todos juntos novamente ativos, com seus negócios abertos”, disse.

Apesar da necessidade de se adaptar rapidamente por conta do problema pelo qual estamos passando, precisamos ter a consciência de que o mundo não pode parar. E é por isso que os profissionais de Marketing – a arte de criar, explorar e entregar valor para satisfazer a necessidade do mercado – e Marketing Digital – o ato de divulgar e comercializar produtos através do âmbito virtual – são tão importantes para a resolução dos problemas econômicos, sobretudo no Brasil.

Assim, enquanto a pandemia não acaba, os profissionais dessas áreas terão muito trabalho. Trabalho que é necessário para que a economia permaneça, pelo menos, estável, a ponto de não permitir o aparecimento de outras crises.

Conecte-se com a UNEF

UNEF