Curso de Administração cria projeto para disponibilizar currículos a desempregados

O momento pandêmico tem gerado nos brasileiros uma outra preocupação. Além da tensão e do medo de contrair o tão temido Coronavírus, os brasileiros temem também perder os seus respectivos empregos. De acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1 milhão de pessoas perderam o emprego no Brasil em maio.

Pensando nisso, o curso de Administração da UNEF desenvolveu um projeto para disponibilizar currículos às pessoas desempregadas. Tudo gratuito. A coordenadora do curso, Kerciane Gondim, comenta sobre a importância dessa iniciativa.

“Nós sabemos que um dos efeitos da pandemia é o desemprego. Quando pensamos que o indivíduo precisa fazer a sua reinserção ao mercado de trabalho, lembramos que ele precisa de um currículo bem elaborado. É nesse intuito que os estudantes de Administração da UNEF construíram um projeto para confeccionar gratuitamente currículos de pessoas que ficaram desempregadas durante a pandemia”, disse.

A professora também explica como as pessoas interessadas podem adquirir os seus currículos sem investir um real. É muito fácil. “Para isso, as pessoas interessadas precisam acessar o perfil @administracaounef no Instagram, preencher o link que está na bio do perfil com os seus dados, a equipe receberá os dados, elaborará o currículo e enviará por e-mail para as pessoas validarem os seus dados. Se estiver tudo correto, ela poderá encaminhar o currículo para vagas de emprego”, ressaltou.

Conseguir emprego não é tarefa das mais fáceis. Ainda mais num país com o índice de desempregados tão grande. Por isso, Kerciane Gondim aponta quais são os principais caminhos para conseguir êxito numa entrevista de emprego.

“Além de ter o currículo bem elaborado, as pessoas precisam buscar vagas que estejam de acordo com o seu perfil. Esse perfil dá conta de analisar se a experiência e o conhecimento requeridos na vaga fazem sentido com a experiência e o conhecimento que o candidato já possui. Além disso, é importante observar no anúncio o que essa vaga pede. Se pede foto no currículo, o candidato precisa inserir. Se pede que seja inserido o nome da vaga no campo ‘assunto’, este precisa ser inserido, para que o recrutador entenda que o candidato prestou atenção nos requisitos, e não enviou o currículo de forma atualizada. Ter atenção é ponto fundamental”, e continuou.

“O candidato precisa estar de olho na sua própria vestimenta, se ela dialoga com os pré-requisitos do nível da vaga e também do perfil da empresa. São características que farão o indivíduo criar uma boa primeira impressão”, concluiu.