Acontece UNEF

Conheça as áreas de atuação do curso de Farmácia

Se você está pensando em fazer um curso de Farmácia, muito provavelmente quer conhecer melhor como funciona o mercado e quais as tendências para o futuro da profissão. É fundamental que você conheça as áreas de atuação do curso de Farmácia. Afinal, isso é de extrema importância para a escolha da sua carreira profissional.

Os farmacêuticos são os profissionais responsáveis pela pesquisa e distribuição de fármacos e medicamentos, assim como pelo estudo dos efeitos e reações causados aos seus usuários. Dessa forma, o curso de Farmácia deve preparar profissionais qualificados para o exercício de tais funções, contribuindo com a saúde pública. Agora, conheça as áreas de atuação do curso de Farmácia.

Alimentos

Linha de atuação da Farmácia na qual o profissional trabalha comalimentos funcionais e nutracêuticos, com banco de leite humano, controle de qualidade de alimentos.crobiologia de alimentos, nutrição enteral, nutrigenômica, na pesquisa e desenvolvimento de alimentos e, também, na produção de alimentos.

Análises Clínico-laboratoriais

Aqui, o(a) farmacêutico(a) atuará diretamente com análises clínicas, bacteriologia clínica, com banco de materiais biológicos e banco de órgãos, com tecidos e células, banco de sangue, banco de sêmen, com biologia molecular, bioquímica clínica, citogenética, citologia clínica, citopatologia, citoquímica, cultura celular, além de atuar com genética.

Hematologia clínica, hemoterapia, histocompatibilidade, histoquímica, imunocitoquímica, imunogenética, imunohistoquímica, imunologia clínica, imunopatologia, micologia clínica, microbiologia clínica, parasitologia clínica, reprodução humana e virologia clínica.

Conheça as áreas de atuação do curso de Farmácia: Educação

Há também a opção de trabalhar com a docência do ensino superior, educação ambiental, educação em saúde, metodologia de ensino superior e planejamento e gestão educacional.

Farmácia

Aqui, o profissional poderá atuar com a prestação de assistência farmacêutica, com atenção farmacêutica e atenção farmacêutica domiciliar, bem como com biofarmácia, dispensação.

Farmácia comunitária, farmácia magistral, farmácia oncológica, farmácia veterinária, farmacocinética clínica, farmacologia clínica e farmacogenética.

Farmácia Hospitalar e Clínica

Linha forte de atuação, aqui o farmacêutico poderá atuar com farmácia clínica em cardiologia, farmácia clínica em cuidados paliativos, farmácia clínica em geriatria, farmácia clínica em hematologia.

Farmácia clínica em oncologia, farmácia clínica em pediatria, farmácia clínica em reumatologia, farmácia clínica em terapia antineoplásica, farmácia clínica em unidades de terapia intensiva, farmácia clínica hospitalar, farmácia hospitalar e outros serviços de saúde, nutrição parenteral, pesquisa clínica e radiofarmácia.

Farmácia Indústria

O farmacêutico atuará no controle de qualidade, biotecnologia industrial, na farmacogenômica, trabalhará com gases e misturas de uso terapêutico, hemoderivados, bem como na indústria de cosméticos, indústria farmacêutica e de insumos farmacêuticos.

Indústria de farmoquímicos, na indústria de saneantes, com nanotecnologia com pesquisa e desenvolvimento e tecnologia de fermentação.

Conheça as áreas de atuação do curso de Farmácia: Gestão

Em Gestão da área de Farmácia, o profissional poderá atuar com assuntos regulatórios, auditoria em saúde, avaliação de tecnologia em saúde, também com empreendedorismo, garantia da qualidade, na gestão ambiental, gestão da assistência farmacêutica, gestão da qualidade.

Além disso, gestão de farmácias e drogarias, gestão de risco hospitalar, gestão e controle de laboratório clínico, gestão em saúde pública, gestão farmacêutica, gestão hospitalar, logística farmacêutica e marketing farmacêutico, assim, terá muitas opções.

Práticas Integrativas e Complementares

O farmacêutico atuará fortemente, assim, terá como foco a antroposofia, homeopatia, medicina tradicional chinesa-acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia.

Conheça as áreas de atuação do curso de Farmácia: Saúde Pública

Na área de Saúde Pública, o farmacêutico poderá atuar no atendimento farmacêutico de urgência e emergência, no controle de qualidade e tratamento de água, no controle de vetores e pragas urbanas, com epidemiologia genética, bem como na Estratégia Saúde da Família (ESF), farmacoeconomia, farmacoepidemiologia, farmacovigilância.

Gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde, saúde ambiental, saúde coletiva, saúde do trabalhador, saúde ocupacional e segurança no trabalho, na vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.

Toxicologia

Concluindo, nessa linha de atuação da Farmácia, o profissional poderá atuar diretamente com análises toxicológicas, toxicogenética, toxicologia ambiental, toxicologia analítica.

Toxicologia clínica, também com toxicologia de alimentos, toxicologia de cosméticos, bem como na toxicologia de emergência, toxicologia de medicamentos, toxicologia desportiva, toxicologia experimental, toxicologia forense, toxicologia ocupacional e toxicologia veterinária.

Conecte-se com a UNEF

UNEF