Os pontos principais da Engenharia Civil; confira

As pessoas possuem, em sua grande maioria, uma visão distorcida acerca de muitos cursos de graduação. Um dos cursos que possuem mais estereótipos é Engenharia Civil. Muitos pensam que todo engenheiro civil só atua em obras. Sabia que uma das principais áreas do mercado de trabalho para essa profissão é a docência. Confira os pontos principais da Engenharia Civil e tome a decisão correta na hora de escolher um curso de graduação.

Confira os pontos principais da Engenharia Civil:

Excelente grade curricular para quem gosta de exatas

Durante todo o processo de graduação, o estudante irá se deparar com disciplinas como Química, Mecânica, Desenho Técnico, Geologia e uma carga grande de matérias que envolvem cálculo.

Assim, é necessário ter proximidade com a Matemática e com matérias ligadas à área de Exatas, como Física e Química, para que o aluno se interesse mais pelo curso, principalmente nos 2 primeiros anos. O contato com essas matérias é muito enriquecedor, principalmente para quem gosta de desafios.

Um curso que vai além da sala de aula e das matérias tradicionais

O curso de Engenharia Civil não é só teoria. Ele proporciona um grande contato na formação dos alunos por meio de laboratórios específicos, nos quais eles poderão unir teoria e prática, ou seja, aplicar os conceitos vistos em sala de aula à experiência profissional. O curso desenvolve em seus alunos qualidades indispensáveis para uma boa carreira, tais como empreendedorismo, visão sistêmica e planejamento estratégico.

Ótimas oportunidades de atuação no mercado é um dos pontos principais da Engenharia Civil

Ainda durante a faculdade, o estudante de Engenharia Civil já terá os seus primeiros contatos com empresas ligadas à área de Engenharia, o que pode criar vínculos e conhecimentos importantes para abrir portas em sua carreira após formado. A profissão é ampla, desse modo, o profissional que cursar Engenharia Civil poderá atuar em diversas áreas. Confira as mais procuradas:

Desenvolvimento e realização de projetos

É nessa área que se encontra boa parte dos profissionais formados na área. Eles atuam principalmente em projetos da construção civil, como prédios, pontes, casas, rodovias e tantos outros locais que compõem os espaços urbanos e precisam de seus serviços.

Gestão de projetos

Nessa área, o engenheiro irá gerenciar os recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros, de uma empresa. Através de seus conhecimentos científicos, poderá agir, por exemplo, na estruturação e organização de equipes, administração de contratos, supervisão de pessoas e serviços e ter a capacidade de gerir as mais diversas peculiaridades do ambiente em que estiver inserido.

Consultoria

Aqui, o engenheiro utiliza os seus conhecimentos, por exemplo, para elaborar e supervisionar propostas para projetos, analisar detalhes como a expectativa do cliente e as possibilidades na execução de um projeto. Ele pode, ainda, atuar dentro de uma empresa como funcionário ou criar o seu próprio negócio em consultoria.

Educação

Para ser tornar um profissional capacitado, certamente o engenheiro passou por boas salas de aula com excelentes professores. A docência é o caminho que muitos engenheiros formados decidem seguir, com o objetivo de se dedicar a ensinar em instituições de ensino, difundindo o conhecimento que adquiriram ao longo de suas carreiras.

Pesquisa

Esse profissional também pode ser um pesquisador, seja na área pública ou privada, nas quais buscará soluções para problemas existentes e correntes em toda a profissão ou novas formas de lidar com as especificidades da profissão. O pesquisador facilita a elaboração de projetos, aperfeiçoa conceitos, quebra velhos paradigmas e, assim, contribui para essa importante profissão e para quem a executa.

Perícia

Como um braço da justiça, o perito com formação em Engenharia Civil auxiliará em processos judiciais por meio de seus conhecimentos empíricos, fornecendo pareceres e laudos de acidentes em obras, por exemplo, seja por falha na estrutura ou mau preparo do terreno; dentre tantas outras situações que exijam o conhecimento mais aprofundado desse tipo de profissional.

Um dos pontos principais da Engenharia Civil é o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os engenheiros, apesar de oscilar de acordo com fatores externos e internos da economia de um país, sempre se mostra favorável para profissionais capacitados e prontos para o trabalho.