O papel do farmacêutico na sociedade

Os farmacêuticos são profissionais de tradição milenar e sucessores dos boticários. Trata-se de um profissional da saúde, muito presente em farmácias e com um papel fundamental para a sociedade.

O farmacêutico na Farmácia

É natural que a imagem do farmacêutico seja ligado àquele profissional por trás do balcão de uma farmácia, pois é ele que tem um contato direto com os pacientes.

Eles cumprem um papel muito importante de orientar a população sobre o uso correto dos medicamentos, além dos serviços diretos à população, como:

• verificação da pressão arterial;
  • aferição de taxas de glicose, colesterol, etc;
  • aconselhamento aos portadores de doenças;

Apesar da sua importante atuação em farmácias, o papel desse profissional vai muito além: existem 10 linhas de atuação e 135 especialidades, sendo algumas delas:

• Indústria alimentícia:  é responsável técnico e assessora a produção de alimentos e produtos em escala industrial, os profissionais podem acompanhar a fabricação de produtos alimentícios em inúmeras frentes.
  • Cosmetologia: é a área que estuda, pesquisa e desenvolve produtos cosméticos. Por isso, não falta espaço para a atuação do farmacêutico. Ele pode trabalhar na indústria, laboratórios, farmácias magistrais e na área de consultoria.
  • Farmácia clínica:  é uma das áreas mais populares de atuação do farmacêutico, seu trabalho consiste em garantir o uso correto e a distribuição de medicamentos a pacientes, mesmo que ele não atenda o público diretamente.
  • Gestão: é uma atividade de liderança que visa à geração de resultados positivos e excelência no trabalho realizado em um estabelecimento farmacêutico ou na própria indústria. Nessa área, o profissional se torna um administrador e tem a função de estabelecer os melhores processos para a execução das rotinas produtivas.

Mas qual o perfil de um profissional de Farmácia?

• Facilidade de comunicação;
  • Visão holística da saúde;
  • Espírito solidário;
  • Dedicação à pesquisa científica;
  • Responsabilidade ética e social.

Por que cursar Farmácia na UNEF?

Agora que você já conhece tudo sobre como funciona a graduação em Farmácia, é hora de saber por que escolher a UNEF para ser a sua faculdade.

Uma infraestrutura completa para seus estudantes, como:

• Laboratório de Microbiologia e Parasitologia;
  • Laboratório de Biologia;
  • Laboratório de Química, Bioquímica e Bromatologia;
  • Farmácia Escola;
  • Hospital Incardio: permite experiências realísticas aos estudantes no acompanhamento hospitalar de pacientes, prevenção e promoção da saúde, auxílio no manejo de medicamentos, entre outras atividades. Além de estágios exclusivos.