Artigo sobre aleitamento materno é publicado em portal de revistas científicas

Estudantes do 7º semestre do curso de Nutrição da UNEF desenvolveram um artigo de extrema importância chamado “Aleitamento materno em tempos de Covid-19”. O artigo foi publicado no Brazilian Journal of Health Review, um importante portal de revistas científicas da área de Saúde.

Uma das estudantes que produziu o artigo é Brenda Letícia, que colou grau no início do mês de setembro. Ela fala sobre a sua visão acerca da importância de falar sobre esse assunto num período tão caótico, que é o pandêmico.

“Falar de aleitamento materno em si já é algo muito importante, por ser uma prática essencial para saúde da criança, e muito por conta de alguns mitos e informações errôneas que circundam essa prática. Como estamos vivendo esse momento de pandemia, muito se questionou sobre o aleitamento materno em mães portadoras do vírus. Questionamentos como: se seria seguro amamentar, se sim, como seria esse processo, quais os riscos que poderiam causar à mãe e, principalmente, ao lactente. Através desses questionamentos, criou-se a necessidade de aprofundamento sobre o tema, a fim de esclarecer essas dúvidas, visto que o aleitamento materno é de extrema importância para a saúde e desenvolvimento do lactente”, disse Brenda.

João Vilas, que também fez parte da produção do artigo, também falou sobre a relevância do assunto. “O medo da doença é generalizado, porém, populações mais vulneráveis sentem mais, e os bebês se encaixam aí, por isso trazer uma elucidação sobre o tema é bem importante para essa comunidade”, pontuou.

A 3ª aluna do grupo, Rosa Maria Araújo, revela a satisfação de poder levar informações fundamentadas sobre o aleitamento materno à comunidade. “Foi gratificante poder ver que contribui com a ciência e a pesquisa de alguma forma, me deixou com a sensação de dever cumprido enquanto estudante. Foi importante para compreender a influência do COVID-19 no aleitamento, e informar como a ciência tem agido frente a algo tão novo e que traz muita incerteza e insegurança para as puérperas”, comentou Rosa.

Flávia Lima, professora orientadora do grupo para a produção do material, lembra que não existem estudos que apontem que os riscos do aleitamento materno são maiores que os riscos, e afirma a felicidade de ver alunos comprometidos com a pesquisa.

“Os alunos tiveram interesse em fazer o artigo e me convidaram para orientá-los. E eu fico muito feliz em saber que temos alunos interessados pela pesquisa. Esse artigo é relevante, pois temos mostrado no trabalho que ainda não temos nada confirmado sobre a suspensão do aleitamento materno nesse período de pandemia, logo, trazer um material desse nível é importante para reafirmar que ainda não é o momento de parar o aleitamento. Não existe nenhum estudo que aponte que os riscos do aleitamento materno são maiores que seus benefícios”, finalizou.