Biomedicina

@biomedicinaunefan

CONCEITO MEC

EU QUERO

Implantado na UNEF em 2015, o curso de Biomedicina é detentor do conceito 4 no MEC. O estudante que ingressar no curso de Biomedicina poderá iniciar a sua vida profissional em um campo de estágio próprio da IES, que é o Instituto Nobre de Cardiologia – INCARDIO. Além disso, esse estudante também irá dispor de um laboratório muito moderno, o que garante a excelência no ensino e no seu desenvolvimento.

O CURSO

Ao cursar Biomedicina na UNEF, o estudante irá dispor da melhor estrutura física de Campus Universitário do interior da Bahia e de um complexo moderno de laboratórios de ensino e pesquisa moderno voltado para o diagnóstico e a vigilância laboratorial de patógenos, garantindo excelência nos conhecimentos compartilhados e assistência à comunidade. Implantado em 2015, o curso é reconhecido pelo MEC com nota 4, sendo considerado o melhor da cidade de Feira de Santana, segundo a nota ENADE 2016.

DURAÇÃO

9 semestres

TURNO

Matutino e Noturno

MODALIDADE

VALOR

MATRIZ CURRICULAR

Clique aqui para visualizar a Matriz Curricular

DIFERENCIAIS

EXPERIÊNCIA

MERCADO

PROJETOS

Liga Acadêmica de Análises Clínicas (LAAC): Nesta liga, os discentes integrantes estudam o diagnóstico laboratorial de doenças do metabolismo, neoplásicas, parasitológicas e imunodeficiências.

Liga Acadêmica de Extratos Naturais e Biotecnologia (LAENB): Nesta liga, os discentes integrantes estudam plantas medicinais e desenvolvimento de novos medicamentos de ação antiviral e antibiótica.

Liga Acadêmica de Pesquisa Científica (LAPEC): Nesta liga, os discentes integrantes leem e exercitam a escrita de artigos científicos e desenvolvem projetos de pesquisa e extensão.

Liga Acadêmica Multidisciplinar de Oncologia (LAMON): Nesta liga, os discentes integrantes estudam a imunologia e diagnóstico dos cânceres.

Liga Acadêmica de Biomedicina Estética (LABEST): Nesta liga, os discentes integrantes estudam procedimentos estéticos invasivos e não invasivos.

Liga Acadêmica de Perfusão Extracorpórea (LAPEX): Nesta liga, os discentes integrantes estudam a atuação do biomédico na Perfusão Extracorpórea.

Liga Acadêmica de Citologia Clínica (LACITOCLIN): Nesta liga, os discentes integrantes estudam o diagnóstico citopatológico dos canceres de mama, de colo de útero e de próstata.

Liga Acadêmica de Embriologia Clínica (LAEMB): Nesta liga, os discentes integrantes estudam procedimentos de inseminação artificial e células tronco.

Liga Acadêmica de Biologia Molecular (LABIOMOL): Nesta liga, os discentes integrantes estudam testes de DNA, RNA, sequenciamento nucleotídico e mutações gênicas.

Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LADIPA): Nesta liga, os discentes integrantes estudam vírus, parasitas, pandemias e epidemias.

Liga Acadêmica de Educação em Saúde (LAES): Nesta liga, os discentes integrantes atuam em ações extensionistas e em atividades que promovem educação em saúde para a população.

Liga Acadêmica de Perícias Forenses (LAPEFO): Nesta liga, os discentes integrantes estudam evidências genéticas e circunstanciais de cenas de crime.

Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem (LADIM): Nesta liga, os discentes integrantes estudam as técnicas e os protocolos de Diagnóstico por Imagem como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Raios-X, Ultrassonografia e Densitometria óssea.

ESTRUTURA

COORDENAÇÃO

Emanuela Avelar Silva Costa

Graduada em Biomedicina pela Universidade Tiradentes - UNIT (2005), possui Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2016), Mestrado em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo (2010) - CCD/SP e Especialização em Bioquímica Clínica (2008) pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES/SP. Iniciou seus estudos em Biologia Molecular e Imunologia Aplicada durante o curso de Mestrado, período em que também pôde participar de Projeto de Cooperação Internacional Pró-África (Brasil-Moçambique) (2008-2010) pelo Laboratório de Referência em Saúde Pública Instituto Adolfo Lutz de São Paulo - IAL/SP. Durante o curso de Doutorado no Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP desenvolveu sua pesquisa nos Laboratórios de Investigação Médica em Virologia (LIM-52) e em Imunologia Clínica e Alergia (LIM-60) da FMUSP e no Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), pesquisando a expressão de microRNAs na infecção por HTLV-1 em indivíduos com infecção assintomática e em pacientes com paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-1 (TSP/HAM). Tem experiência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Rotina laboratorial diagnóstica, Biologia Molecular, Virologia, Imunologia e Bioquímica Clínica. Desde 2017, está Coordenadora do curso de Biomedicina da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e da Faculdade Nobre (FAN).

E-MAIL DO CURSO

biomedicina@gruponobre.net