O curso de Enfermagem da UNEF pretende formar um enfermeiro com perfil generalista, humanista, crítico-reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor científico intelectual. Durante a graduação, o estudante terá acesso a vários conteúdos essenciais para torná-lo um profissional qualificado para atuar nos diversos setores do mercado de trabalho, como clínicas, hospitais, saúde pública, homecare, dentre outros.
O curso de Enfermagem da UNEF abrange a função profissional, que visa à formação técnico-científica, a formação de pesquisadores em saúde e empreendedores, que percebam e atendam as demandas de saúde da população; a função social, buscando atender necessidades do país e, principalmente, regional / local. A UNEF tem como objetivo formar um profissional enfermeiro pautado em princípios éticos, capaz de formar atividades técnico-científicas em todas as áreas do conhecimento, em que a pesquisa e o diagnóstico se apresentem fundamentais, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida de indivíduos e de grupos populacionais através de suas competências e habilidades. Além de estimar por uma formação norteada por princípios gerais que visam desenvolver um forte compromisso com uma perspectiva científica e o exercício da cidadania, através de uma rigorosa postura ética, que almeja garantir uma visão integrada de saúde articulada as atuações do profissional enfermeiro, permitindo uma ampliação dos impactos dos serviços prestados a sociedade na busca da efetivação de uma saúde amplamente coletiva.
10 semestres
Matutino e Noturno
Presencial
Clique aqui para visualizar a Matriz Curricular
Centro cirúrgico - a assistência de Enfermagem no centro cirúrgico consiste no cuidado integral do paciente. Ou seja, o enfermeiro assume a responsabilidade por realizar todos os cuidados necessários para o bem-estar e a recuperação da pessoa atendida. Ele é o responsável pela abordagem pré, intra e pós-operatória.
Estética - o diferencial do enfermeiro para esses tipos de assistência está em sua formação, além de o enfermeiro possuir formação consistente, com conhecimento em microbiologia, anatomia, fisiologia entre outras matérias básicas, possui conhecimento avançado em diversas áreas que irão contribuir para a estética terapêutica direcionada a pacientes queimados, diabéticos, em pós-cirúrgico, etc, além de aspectos estéticos que lidam diretamente com a beleza e harmonia desejadas pelo paciente.
Oncologia - o enfermeiro oncologista é um elo fundamental no tratamento multidisciplinar dos pacientes com câncer, trabalhando em conjunto com os demais profissionais e assim promovendo uma assistência integral e de qualidade aos pacientes.
Bacharel em Enfermagem- UEFS; Especialista em Educação de nível superior na área de saúde: Enfermagem - FIOCRUZ; Especialista em Unidade de Terapia Intensiva- UTI- FAN; Especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde- Estácio de Sá; Coordenadora e professora do curso de Enfermagem - UNEF
enfermagem@unef.edu.br