Ciente da responsabilidade de construir uma instituição cada vez mais comprometida com o desenvolvimento da pesquisa, associado ao ensino e à extensão, a FAESF instituiu o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão – NEPEX, sendo o seu principal objetivo oportunizar aos docentes e discentes a produção e socialização do conhecimento científico.
A FAESF tem como objetivos de extensão acadêmica instituir a formação político-social, técnico-científica e prática profissional do corpo discente, sintonizada com as exigências atuais do mercado, além de interligar-se às áreas do ensino e da pesquisa, e possibilitar a verdadeira associação da prática acadêmica como um todo na vida do estudante.
A articulação da tríade Ensino/Pesquisa/Extensão possibilita um olhar complexo sobre a produção de conhecimento dentro da universidade e fora dela, sem hierarquização, mas com a devida suspensão das relações de poder que aí se estabelecem. Da mesma forma que facilita a execução das duas grandes metas da universidade brasileira: democratização dos saberes e sistematização do conhecimento.
Nessa perspectiva, pesquisa, ensino e extensão, para além de serem metas universitárias perseguidas na FAESF, são dimensões imbricadas que desenvolvem jogos de acontecimentos e de linguagens na construção do conhecimento sobre o real, como processo meta-estável. Diante dessa preocupação, as políticas de extensão e pesquisa têm como lócus essencial a sala de aula, o ensino para desenvolver projetos de pesquisa no ensino e na extensão. Os pólos se interrelacionam, já que as atividades pedagógicas são resultados de pesquisa, que fazem parte do processo da pesquisa, estimulam projetos de extensão e direciona os autores do processo educativo a avaliar a instituição a todo o momento, com um olhar reflexivo sobre o ensino superior.
Visando a excelência das atividades acadêmicas da instituição, o NEPEX (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAESF) aglutina, na instituição, a enorme possibilidade de pesquisas acontecendo na IES, ou seja, os corpos de professores e alunos realizam pesquisas em programas de pós-graduação lato-sensu e stricto sensu fora, ao passo que também se encontram no grupos de pesquisas, para o planejamento, implantação e avaliação de projetos de pesquisa.
As políticas de pesquisa são:
Formular novos programas de pesquisa com base na integração contínua ao ensino e extensão, avaliada pelo Conselho Superior da IES;
Nesse sentido, desperta-se a vocação científica e talentos potenciais entre estudantes de graduação, bem como contribui para um diálogo mais estreito entre o que se ensina na IES e o que tem sido pesquisado atualmente nos grandes centros universitários e de pesquisa, atualizando os conteúdos no ensino e na pesquisa.
Dúvidas ou sugestões?
Teremos a satisfação de retornar sua mensagem. Queremos contribuir com cada passo que você der em busca do conhecimento.