A importância do estágio e das atividades extracurriculares na formação profissional: lições de sucesso da coordenadora de Biomedicina, Emanuela Avelar

De acordo com Les Brown, um dos maiores palestrantes do mundo, aprender com as histórias de outras pessoas inspira você a alcançar grandes coisas. Os relatos e vivências dos professores como estudantes representam um valioso recurso de conhecimento capaz de fortalecer a relação entre o docente e seus alunos. Ao compartilhar suas experiências pessoais de aprendizado, o professor demonstra aos alunos que é possível superar dificuldades e atingir metas acadêmicas.

Continuamos a série de entrevistas com os coordenadores dos cursos da UNEF, desta vez, entrevistamos a coordenadora do curso de Biomedicina, Emanuela Avelar, que possui mestrado em Biologia Molecular e Imunologia Aplicada e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP, e ocupa o cargo desde 2017.

Construindo uma carreira de sucesso desde o primeiro semestre

Sempre busquei um diferencial no meu currículo, tanto profissional como pessoal, desde o primeiro semestre, busquei um estágio. Eu acredito que o estágio é uma oportunidade única para que você vivencie a rotina, a demanda e o que um biomédico realmente faz. Durante os cinco anos de curso, participei de monitorias, de ligas acadêmicas, projetos de iniciação científica, publiquei artigos científicos, fiz vários cursos extracurriculares. Não esperei terminar a faculdade para construir um currículo, fui realizando essa construção desde o primeiro momento no curso, e isso fez uma grande diferença. Quando me formei, passei em um concurso de residência multiprofissional com o auxílio do meu currículo e pela minha capacidade técnica, quando obtive uma nota favorável na prova escrita. Atribuo muito das minhas conquistas profissionais recém-formadas a toda a trajetória, a toda carreira que fui construindo durante a faculdade”, relatou Emanuela, que se destaca como uma profissional comprometida e dedicada, sempre incentivando seus alunos a trilharem o caminho do sucesso na área da biomedicina.

Como está a trajetória profissional que você vem construindo?

A dica da coordenadora é valiosa para todos os estudantes universitários, não espere para construir uma jornada profissional após o término da faculdade. Aproveite que já vivencia esse ambiente acadêmico diariamente e busque fazer networking, o período da faculdade é uma fase única para aprimorar habilidades e adquirir novas experiências que serão extremamente valiosas. Invista em projetos, cursos e atividades que vão agregar valor ao seu currículo e te destacar no mercado de trabalho. Seja proativo e comprometido com a sua carreira desde o início. Essa atitude fará toda a diferença no seu futuro profissional.

Esteja atento, pois a qualquer momento, uma narrativa sobre a trajetória do seu coordenador (a) pode ser divulgada aqui.