Integração e muita alegria marcam o encerramento do Projeto Rondon em parceria com o Exército Brasileiro nas dependências da UNEF

Entre janeiro e meados de fevereiro de 2023, um grupo de professores e estudantes participaram da operação Portal do Sertão realizada pelo Projeto Rondon na Bahia. Ao longo desses dias, as equipes multidisciplinares desenvolveram atividades com comunidades do interior da Bahia.

O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo brasileiro cujo objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico em regiões carentes do país. Ele é realizado em parceria com o Exército Brasileiro e conta com a participação de voluntários universitários de todo o país, selecionados para trabalhar em equipes, tendo como foco a realização de ações sociais e de infraestrutura, como a construção de escolas, postos de saúde e pontes, além de outras atividades que visam melhorar a qualidade de vida da população local.

Neste sábado (11), a UNEF e a UNIFAN se uniram em parceria com o Exército, e cederam as dependências da instituição em apoio ao Projeto Rondon. Foi organizado um almoço de encerramento do projeto na praça de alimentação da UNEF, com direito a banda ao vivo, dancinhas e muita diversão.

Essa parceria proporciona uma oportunidade única aos voluntários, contribuir para o bem-estar da população e adquirir experiência em projetos sociais. Foi possível sentir a alegria e o sentimento de dever cumprido dos participantes do Projeto.

“Participar do Projeto Rondon foi uma experiência incrível, nós como estudantes muitas vezes não temos noção do que é estar em uma comunidade, de entender suas dores, sua cultura, estivemos em distritos da região e o pessoal foi muito acolhedor, fico emocionada só de lembrar da união, essa experiência modificou a minha vida”, apontou Daiana, estudante da Universidade Federal de Viçosa.