O compromisso com a produção científica e o incentivo à formação de futuros pesquisadores segue firme no curso de Medicina da UNEF. No resultado do Edital nº 16/2025, que trata da concessão de bolsas de Iniciação Científica (2025/2026), o projeto “Barreiras e facilitadores para o manejo da dor crônica na Atenção Primária à Saúde” foi aprovado, reafirmando o protagonismo da Medicina UNEF nas áreas de pesquisa e extensão.
Desenvolvido pela discente Vitória Souza Oliveira, sob orientação da Dra. Andrêssa Guimarães Guerra, o estudo busca compreender os desafios e estratégias que envolvem o cuidado à dor crônica no contexto da atenção básica, um tema de grande relevância para a saúde pública e para a prática médica contemporânea.
O projeto foi avaliado a partir de critérios rigorosos, incluindo mérito científico, relevância social, metodologia, viabilidade e alinhamento institucional, além da conformidade ética e observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com iniciativas como essa, a UNEF fortalece sua missão de oferecer uma formação médica completa, que ultrapassa os limites da sala de aula e do atendimento clínico, estimulando o desenvolvimento de competências científicas, críticas e humanas essenciais à prática médica. Mais do que formar médicos, a UNEF forma pesquisadores comprometidos com o avanço da ciência e com a melhoria da qualidade de vida da população.