O Escritório Modelo da UNEF coloca em prática o papel social do profissional de Arquitetura e Urbanismo

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, o professor Filipe Albuquerque, o Programa de Extensão, o Escritório Modelo, visa o aperfeiçoamento da formação do aluno, por meio do exercício de ações práticas junto às comunidades em projetos, planejamento urbano, paisagismo, dentre outros, sem fins lucrativos.

O projeto social é desenvolvido pelos alunos a partir do 9° semestre, no escritório modelo do curso. Nesse projeto, os alunos são desafiados a planejar e executar projetos de arquitetura e urbanismo que atendam às necessidades da comunidade local. O escritório modelo geralmente atende pessoas que precisam fazer reformas em suas lojas ou residências, mas não têm condições financeiras para contratar um escritório.

Essa experiência é enriquecedora para os alunos, que têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação e negociação. “No escritório modelo esses alunos vivem a profissão antes mesmo de se formar e isso é um grande diferencial do nosso curso, além dos nossos laboratórios de desenho arquitetônico, de plásticas e vários outros, desde instalação elétrica, hidráulica, há laboratório com os programas necessários para a prática da profissão”, explicou Filipe Albuquerque.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar espaços urbanos e edificações, levando em conta questões estéticas, funcionais, ambientais, sociais e econômicas. Entre os diferenciais do curso, destaca-se por incentivar uma formação humanista e crítica, que estimula os alunos a criarem projetos que atendam às necessidades e desejos da sociedade.