Hospitais são grandes sistemas, com demandas de alto nível e muitos processos, portanto cada detalhe é fundamental para o seu bom funcionamento. Para lidar com questões de negócios, como desenvolvimento de políticas e conformidade, os hospitais precisam de um gerenciamento de alto nível para ajudá-los a operar com eficiência. Daí a importância da gestão hospitalar para os pacientes e para o sistema de saúde como um todo. Confira os principais papéis da gestão hospitalar.
A gestão hospitalar estabelece e enquadra políticas a toda equipe e ajuda a implementá-las no hospital.
Também é responsável pelo gerenciamento de recursos humanos, alocação de orçamentos e outros recursos financeiros, gerenciamento de materiais e participação ativa na seleção de fornecedores e implementação do sistema de TI.
Coordena os interessados e envolvidos (médicos, enfermeiros, paramédicos, administradores, técnicos, farmacêuticos, equipe de TI, equipe de limpeza e outros profissionais) e atende às suas necessidades específicas com foco geral no atendimento ao paciente.
Importante também compreender e identificar áreas de melhoria no fluxo de pacientes, qualidade de atendimento e vários processos, todos inclinados a um modelo centrado no paciente.
O marketing também deve agregar valor à gestão hospitalar. Isso pode ser feito através da divulgação dos serviços, fazendo com que a instituição consiga alcançar mais pessoas e estabelecer uma aproximação entre aqueles que buscam prestadores de serviços de saúde e aqueles que prestam serviços de saúde.
Uma outra função importante é administrar o planejamento de outros projetos do hospital como, por exemplo, uma expansão do hospital ou até mesmo a aquisição de novas tecnologias e equipamentos, além de realizar o planejamento financeiro.
Por isso, a gestão hospitalar desempenha um papel crucial na implementação de metodologias inovadoras, impactando assim a experiência do paciente de forma positiva e garantindo uma instituição de saúde bem sucedida e rentável.
80,4% dos farmacêuticos estão empregados, afirma pesquisa do Instituto Semesp
De Irará para a FIOCRUZ: a jornada inspiradora de uma cientista nordestina que transformou desafios em conquistas
Único na região, o curso de Engenharia Química da UNEF oferece formação prática desde o primeiro semestre
Em busca de estabilidade? O curso de Medicina lidera com 92% de recém-formados empregados
Inscrições abertas para pesquisa e extensão no horto experimental
UNEF marca presença no evento do projeto “Ser Dindo é Massa”
Preencha o formulário, inicie sua inscrição e fique mais perto de realizar seus sonhos.