Passo a passo: Como se inscrever no ProUni – Programa Universidade para Todos

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal Brasileiro que tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda. O processo de inscrição no ProUni é simples, mas requer alguns cuidados. Aqui, explicaremos o passo a passo para se inscrever no programa e conseguir usar sua nota para entrar na melhor em tudo. Vem ser UNEF!

Passo 1: Requisitos

Antes de se inscrever no ProUni, é preciso verificar se você atende aos requisitos do programa. Entre os critérios exigidos, estão:

1.1 – Ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota superior a zero na redação;

1.2 – Ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou ter cursado parte do ensino médio em escola privada na condição de bolsista integral;

1.3 – Ter renda familiar per capita de até três salários mínimos para concorrer às bolsas integrais, e de até seis salários mínimos para concorrer às bolsas parciais.

Passo 2: Inscrição

As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do programa (prouniportal.mec.gov.br). O processo é gratuito e não é necessário pagar nenhuma taxa para se inscrever.

Para se inscrever, é preciso informar o número de inscrição e a senha do Enem mais recente. Caso não se lembre desses dados, é possível recuperá-los no próprio site do Enem.

Passo 3: Escolha das opções

Durante a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso, turno, instituição e local de oferta. É possível optar por cursos diferentes em cada uma das opções.

Passo 4: Classificação e resultado

O ProUni utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos. Os resultados da primeira chamada são divulgados no site do ProUni na data prevista no cronograma do programa. Os candidatos selecionados devem comparecer à instituição de ensino para verificar as informações fornecidas durante a inscrição e efetivar a matrícula.

Passo 5: Lista de espera

Caso ainda haja bolsas disponíveis após a chamada regular, o ProUni abre uma lista de espera para preencher as vagas remanescentes. Os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera para concorrer a uma bolsa.

O processo de inscrição no ProUni é relativamente simples e pode ser feito pela internet. É importante estar atento aos requisitos do programa e seguir o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação para não perder os prazos. Com um pouco de planejamento e dedicação, é possível conquistar uma bolsa de estudos e garantir um futuro melhor na maior e melhor instituição do Norte e Nordeste, na UNEF.

Fique ligado nas novidades por meio do Instagram @faculdadeunef!