Resiliência e Educação: Estudante supera desafios e se forma em Pedagogia aos 54 anos

No último sábado, 1º de junho, o Polo de Itiúba da UNEF, sob a coordenação do dedicado coordenador acadêmico, José Humberto Campos, foi palco de uma celebração emocionante e inspiradora. Helena Silva, uma estudante que personifica determinação e resiliência, formou-se em Pedagogia aos 54 anos. Superando os desafios de viver em uma cadeira de rodas, Helena concluiu sua jornada acadêmica, inspirando todos com sua coragem e perseverança.

Helena compartilhou sua jornada de vida e acadêmica, revelando os obstáculos que enfrentou desde cedo. Devido à sua condição física, não pôde iniciar seus estudos no tempo convencional. Seu primeiro ano escolar só ocorreu aos 12 anos, mas isso não a impediu de perseguir seus sonhos com dedicação e garra.

“Sempre lutando pelos meus objetivos”, relata Helena, que trabalhou em diversas áreas, incluindo creches, como telefonista e professora. Sua determinação a levou até o ensino médio, porém, as limitações geográficas e a falta de acesso à educação superior presencial em sua cidade tornaram sua jornada ainda mais desafiadora.

Foi então que Helena encontrou na modalidade de ensino a distância uma oportunidade de continuar sua trajetória acadêmica. Participar da UNEF se revelou uma experiência transformadora, onde ela teve acesso a professores excelentes e a uma estrutura com acessibilidade, adaptada para suas necessidades.

A experiência da estudante na UNEF ressalta não apenas sua dedicação e superação pessoal, mas também a importância da inclusão dentro da instituição. Apesar das barreiras físicas que enfrentou, Helena encontrou na instituição um ambiente que valoriza a diversidade e se esforça para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação.

Durante a cerimônia de formatura, Helena foi homenageada com uma placa de honra ao mérito, reconhecendo não apenas suas conquistas acadêmicas, mas também sua inspiradora jornada de superação. A presença de professores comprometidos e de uma estrutura adaptada demonstra o compromisso da UNEF com a inclusão de pessoas com diferentes habilidades e necessidades, tornando-a um exemplo a ser seguido por outras instituições de ensino.

Helena emana otimismo. Seu conselho para aqueles que enfrentam adversidades semelhantes é simples, porém poderoso: “Não desista, porque os obstáculos sempre existirão em nossa vida, mas estamos aqui para superá-los.” Sua história é um testemunho vivo de que a perseverança é a chave para o sucesso.

A formatura de Helena Silva não apenas representa uma conquista pessoal, mas também é um lembrete inspirador do poder da resiliência e da determinação para superar qualquer obstáculo no caminho rumo aos nossos objetivos.