UNEF celebra terceira edição da Semana das Engenharias com projetos inovadores e competição acirrada

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a UNEF sediou com sucesso a terceira edição da Semana das Engenharias, reunindo estudantes, professores e profissionais do setor para uma série de atividades voltadas ao tema “Formando Engenheiros para um Mundo em Evolução”. O evento foi um verdadeiro marco para a comunidade acadêmica, destacando-se pela diversidade de palestras, competições e oficinas práticas que fomentaram a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas habilidades.

Entre os destaques da programação, os projetos realizados pelos alunos conquistaram a atenção de todos os presentes. O “Foguete – Desafio de Pressão e Gravidade” impressionou com lançamentos precisos, desafiando os princípios físicos com engenhosidade. No estacionamento, os alunos demonstraram soluções inovadoras para a mobilidade urbana, integrando tecnologias avançadas e sustentabilidade.

A “Batalha de Robôs”, realizada no Olimpo, foi um espetáculo à parte, onde equipes competiram com robôs projetados para superar obstáculos e adversários em combates eletrizantes. No mesmo local, a “Corrida de Carrinhos Químicos” também foi um sucesso, com veículos movidos por reações químicas competindo em velocidade e eficiência. Os participantes aplicaram seus conhecimentos de química e engenharia para construir carrinhos inovadores que desafiaram os limites da ciência.

Outro momento marcante foi a competição de “Ponte de Palitos”, onde os alunos construíram pontes utilizando apenas palitos de picolé e cola. As estruturas foram testadas até o limite, revelando a habilidade dos futuros engenheiros em projetar construções capazes de suportar grandes cargas. Essa atividade não apenas estimulou a criatividade, mas também reforçou conceitos essenciais de engenharia estrutural.

Além das competições, a Semana das Engenharias contou com palestras de renomados profissionais, que compartilharam suas experiências e insights sobre as últimas tendências e inovações do setor. A interação entre estudantes e profissionais foi um dos pontos altos do evento, promovendo um ambiente propício para o networking e a troca de ideias. Muitos participantes destacaram a importância dessa conexão para o desenvolvimento de suas carreiras, aproveitando a oportunidade para explorar novas perspectivas e abrir portas para futuras colaborações.