UNEF se destaca com estudo pioneiro de impressão 3D em perícia forense e ganha destaque internacional

Uma nova publicação, lançada em agosto pela prestigiada revista Legal Medicine, coloca em evidência um estudo inovador que promete impactar o cenário da perícia forense global. Intitulado “3D printing and CBCT anatomical reproducibility assessment in forensic scenarios”, o artigo é fruto de uma colaboração entre a UNEF, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Coimbra, e se destaca pelo pioneirismo da aplicação da tecnologia de impressão 3D em cenários forenses no Brasil e na América Latina.

O trabalho, desenvolvido no laboratório de perícia NIEPFON – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciências Forenses foi conduzido em diversas etapas, desde a tomografia de mandíbulas artificiais na cidade de Feira de Santana e em Portugal, até a impressão 3D no laboratório da UNEF. “A análise resultante foi de extrema importância para a reprodução anatômica, o que gerou resultados de alta precisão”, comenta o coordenador de Odontologia, Jeidson Marques.

Este estudo não apenas destaca a UNEF como uma das instituições de ponta no uso da tecnologia 3D aplicada à perícia forense, como também abriu portas para convites internacionais, evidenciando o impacto mundial da pesquisa. “O laboratório de perícia NIEPFON, e consequentemente a UNEF, é pioneiro em impressão 3D aplicada a perícias forenses no Brasil e na América Latina”, reforça o coordenador.

Vale mencionar que o projeto também contou com a participação ativa de André Nogueira, aluno de Iniciação Científica da UNEF, e resultou na tese de doutorado de uma aluna da UFBA, consolidando a importância da parceria entre as instituições.

A publicação na base de dados PubMed, uma das mais respeitadas no meio acadêmico, solidifica ainda mais o impacto e a relevância do trabalho, que já está gerando repercussão e ampliando discussões no campo da odontologia legal e da antropologia forense.