“MEU MEL”: Aplicativo de Gerenciamento de Colmeias surge da paixão por abelhas e vence desafios acadêmicos

No mundo das abelhas, um aplicativo inovador está pronto para decolar, facilitando a vida dos criadores e entusiastas. Batizado de “MEU MEL”, esse aplicativo surgiu de uma ideia inspirada na paixão por esses insetos e na necessidade de simplificar a gestão de colmeias. A estudante de Publicidade e Propaganda da UNEF, Sandy Queiroz, com o auxílio do seu noivo Leonardo Montenegro, desenvolveu uma ferramenta completa de gerenciamento.

Sandy conta como ocorreu a inspiração por trás do aplicativo: “Surgiu de uma dor de um conhecido meu e do meu noivo, ele cria abelhas sem ferrão e ele comentou que não existia nenhum aplicativo completo que auxiliasse, pois é muito difícil para organizar a maioria dos dados. Então foi a partir daí que surgiu a ideia principal de criar a ‘MEU MEL.'”

A jornada da “MEU MEL” começou a ser desenvolvida durante o 7º semestre da faculdade, com a disciplina de business plan, ministrada pelo professor Leo Firmo, ele solicitou que fosse escolhida uma empresa ou criada uma nova para que os alunos desenvolvessem um projeto de negócios. Foi então que decidiram que era hora de tornar sua ideia em realidade.

“Foi a partir da disciplina que começamos a pensar em nome, slogan, estratégias para entrar e se manter no mercado, as funcionalidades e o esboço do app”. O projeto da faculdade foi um sucesso, e logo depois, Sandy venceu o projeto “Mostrae” e recebeu a oportunidade de fazer parte do projeto “Hub residente”.

O “MEU MEL” rapidamente ganhou notoriedade, não apenas pela vitória no projeto “Mostrae”, mas também pelo sucesso no “Hub residente”. Sandy descreveu a experiência como gratificante e recompensadora, especialmente durante a apresentação perante uma banca de avaliação mais rigorosa. “As perguntas dessa banca eram muito mais específicas e direcionadas do que a do ‘Mostrae’, mas graças a Deus deu tudo certo”, afirmou.

O projeto da “MEU MEL” é realmente um sonho compartilhado. Sandy atua na parte de UX Design, enquanto seu noivo Leonardo é encarregado do desenvolvimento de software. “Eu que penso na parte de tela, de funcionalidade, e quem coloca para funcionar é ele”, explicou, ressaltando a importância da colaboração no sucesso do projeto.

Agora, a equipe está se preparando para realizar testes reais do aplicativo, a fim de entender como ele se comporta no dia a dia dos usuários reais. “O empreendedorismo nunca foi o primeiro passo”, pontua. “Quando entrei na faculdade, eu queria seguir na área de designer gráfico, mas surgiu uma matéria do professor André sobre UX Design e então me interessei muito e migrei de área. É importante entender que quando você vê uma oportunidade, deve tentar, se aventurar mesmo”.

A maior dificuldade enfrentada durante o desenvolvimento do aplicativo foi por parte do UX Design, que exige uma compreensão detalhada das necessidades dos usuários. “[…] É preciso pensar como usuário, precisa entender como é o dia a dia, são coisas muito minuciosas, entender qual a dor, não é difícil, mas é detalhista”, concluiu. O nome “MEU MEL” foi escolhido rapidamente, não apenas por sua sonoridade cativante, mas também por seu trocadilho inteligente e fácil de lembrar. “É fácil de lembrar e pegou muito rápido”, disse Sandy.

Com a paixão pelas abelhas e uma visão empreendedora sólida, Sandy Queiroz e Leonardo Montenegro estão prontos para transformar o “MEU MEL” em uma ferramenta indispensável para criadores e amantes da natureza. O aplicativo promete revolucionar a forma como as colmeias são gerenciadas, simplificando o processo e aumentando a eficiência para todos os envolvidos.