RESPONSABILIDADE SOCIAL

PROJETO DE DESCARTE DE MEDICAMENTOS

O descarte inadequado de medicamentos, tanto vencidos quanto não utilizados, é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública quando realizado no lixo comum, vaso sanitário ou pia. A coleta apropriada desses medicamentos em locais específicos visa devolver resíduos farmacêuticos ao setor empresarial para uma destinação final segura do ponto de vista ambiental. É crucial discutir os perigos desse tipo de descarte e os avanços recentes nesse processo. Como o assunto é pouco conhecido pela população em geral, é fundamental que as autoridades sanitárias comuniquem os riscos e forneçam informações sobre as normas e a logística reversa que pode facilitar o descarte adequado de medicamentos vencidos. Nesse contexto, os alunos do Curso de Farmácia da UNEF propõem o Projeto de Descarte de Medicamentos para garantir uma destinação final segura.

PROJETO SACI

O Projeto Saúde, Arte e Cultura Itinerante promove ações em bairros de Feira de Santana. O Projeto abraça os cursos de Odontologia, Biomedicina e Enfermagem que atuam em ações sociais periódicas que objetivam promover assistência multidisciplinar em saúde.

UNEF SUSTENTÁVEL

O presente Projeto tem a finalidade de disseminar, entre os alunos, conhecimento de algumas ferramentas de análise ambiental dos processos produtivos, como também a realização de atividades práticas, saindo do ambiente de sala de aula. Além disso, minimizar os impactos ambientais provocados pela atividade acadêmica também melhora a imagem da IES junto a sociedade, justificando, do ponto de vista da sustentabilidade institucional, a implementação do projeto.

PROJETO PHYSICANDO

O projeto de extensão Physicando visa promover a discussão e aprofundamento de diversos conceitos de física, enquanto incentiva a prática educativa por meio da construção de equipamentos para aulas teórico-práticas, direcionadas às escolas públicas da região. A iniciativa engloba a participação ativa dos alunos dos cursos de Engenharia, os quais são encarregados de desenvolver os projetos. Essa abordagem não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes envolvidos, mas também contribui para a disseminação do conhecimento científico nas comunidades escolares, ampliando o acesso a recursos educacionais de qualidade e promovendo o interesse pela ciência entre os jovens.

CAMPANHA SOLIDÁRIA SOS RIO GRANDE DO SUL

É uma iniciativa do Grupo Nobre, englobando diversas entidades, incluindo a UNEF, que atua como ponto de coleta. Esta campanha visa reunir doações de itens essenciais, como roupas, sapatos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos, para auxiliar as comunidades afetadas por adversidades no estado do Rio Grande do Sul. A participação da UNEF como centro de recebimento reforça o compromisso da instituição com a solidariedade e o apoio humanitário, incentivando a colaboração de todos para mitigar as dificuldades enfrentadas pelas populações em situação de vulnerabilidade.