Gabriel Moura de Azevedo Dias: Jovem atleta brasileiro que brilha no Panamericano de Karatê

O Brasil se prepara para mais uma emocionante participação no 5º Panamericano JKS de Karatê Shotokan, que ocorre nos dias 18, 19 e 20 deste mês, em Santiago, no Chile. Dentre os atletas que representarão o país está Gabriel Moura de Azevedo Dias, um jovem de 20 anos e estudante do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UNEF. Este será o 3º Panamericano em que Gabriel participará, demonstrando sua dedicação e paixão pelo esporte.

A jornada de Gabriel no mundo do karatê teve início há cerca de 15 anos atrás, quando ele tinha apenas 5 anos de idade. A história curiosa de como tudo começou revela que ele foi introduzido à prática esportiva pelo incentivo de sua mãe, que buscou proporcionar uma atividade saudável para o filho. “Minha mãe me incentivou a praticar o esporte, naquela ideia de por aquele menino que fica em casa sem fazer nada, aí põe ele lá fazer alguma atividade”, relembra Gabriel. Foi assim que ele se iniciou no karatê. O instrutor dessa oficina era o professor Adriano Araújo, que se tornou uma figura fundamental em sua jornada esportiva.

O que começou como uma atividade esporádica logo se transformou em uma paixão duradoura. Seu relacionamento com o Professor Adriano perdurou ao longo dos anos, e eles continuam a treinar juntos até hoje, “ele foi meu professor e atualmente fazemos parte da mesma equipe”. O karatê não apenas se tornou um esporte para Gabriel, mas também uma fonte de oportunidades e perspectivas de vida. Ao longo de sua jornada, ele teve a chance de conhecer lugares pelo Brasil e até participar de diferentes competições internacionais.

“O esporte me ensinou uma nova perspectiva de vida, me permitindo conhecer lugares diferentes e competir de uma forma que eu nunca imaginaria”, afirma Gabriel. Ele destaca o momento que fez a “chave virar” em sua mentalidade esportiva, que foi quando participou de seu primeiro campeonato fora da Bahia, no Mato Grosso. Esse evento mostrou-lhe o potencial e as possibilidades que o karatê poderia oferecer. Sua carreira no esporte também foi marcada por conquistas significativas, incluindo o título de vice-campeão mundial em 2019, no Campeonato Mundial na Irlanda.

Além de sua dedicação ao karatê, Gabriel também encontra influências positivas em sua mãe. Ela não apenas o incentivou a iniciar sua jornada esportiva, mas também apoiou seus sonhos e objetivos. A relação entre mãe e filho desempenhou um papel importante em moldar o atleta que ele se tornou hoje.

Quanto à escolha de seu curso na UNEF, Gabriel optou por publicidade. Sua decisão foi influenciada pela sua paixão pelo esporte e pelo desejo de compreender como os atletas podem se promover e atrair patrocínios. Ele acredita que a abordagem de “vender a si mesmo como um produto” é fundamental para conseguir apoio financeiro no mundo do esporte amador.

Sua trajetória serve como inspiração para encorajar jovens atletas a perseguir suas ambições, não apenas no âmbito esportivo, mas também em suas jornadas acadêmicas e profissionais. A comunidade Unef está torcendo fervorosamente.