Nutrição

Mais Informações

Tem alguma dúvida? Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.

Conheça nosso curso de Nutrição e vem pra UNEF

8 semestres

MANHÃ / NOITE

INSCREVA-SE

INFORMAÇÕES GERAIS

O Curso consiste em tornar os alunos capazes de construir e desenvolver conhecimentos científicos em Nutrição por meio da aplicação de metodologias de aquisição do conhecimento apropriadas, com capacidade criativa e empreendedora; Conciliar o conhecimento acerca do alimento sob os aspectos nutricionais, bioquímicos, higiênico-sanitários, tecnológicos e sensoriais às preferências e necessidades do consumidor; Habilitar o profissional na sua formação pessoal e interpessoal, tornando-o apto ao mercado de trabalho e fortalecido na articulação da teoria com a prática, reconhecendo o papel social do nutricionista para atuar em atividades de política, gestão e planejamento de saúde.

MERCADO DE TRABALHO

Qualquer que seja a sua área de atuação, o nutricionista sempre é um agente de promoção da qualidade de vida. Os hábitos alimentares saudáveis estão diretamente ligados à prevenção de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Além do bem-estar do indivíduo, ele atua na promoção da saúde da comunidade e transforma-se em um importante agente no sistema público de saúde. Podendo atuar em mais 20 áreas de trabalho.

Os bacharéis em nutrição podem atuar em

  • Alimentação coletiva;
  • Clínicas multidisciplinares;
  • Indústrias de alimentos;
  • Consultórios;
  • Clínicas;
  • Supervisão de refeitórios em escolas, universidades, empresas, indústrias, etc.
  • Clubes esportivos;
  • Pesquisa acadêmica;
  • Pesquisa mercadológica e etc.

INFRAESTRUTURA

A UNEF disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura completa de serviços e espaços que podem ser utilizados durante todo o período de estudos. São alguns deles:

  • Laboratório de Microbiologia e Parasitologia
  • Laboratório de Biologia
  • Laboratório de Química, Bioquímica e Bromatologia
  • Laboratório de Anatomia Humana
  • Laboratório de Técnica Dietética I e II, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia: compõe a área das Ciências dos Alimentos e possibilita aos alunos a compreensão e domínio da nutrição humana e da dietética por meio do estudo de conteúdos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos, higiene, vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos.
  • Clínica Escola CLINFAN : promoção de atendimento nutricional gratuito humanizado e individualizado à população, planejado de forma a possibilitar aos alunos a realização de avaliação e diagnóstico nutricional, além de atividades educativas e científicas de promoção e atenção à saúde na linha do resgate da cidadania e de relações solidárias na sociedade atual. Na CLINFAN se localiza o Laboratório exclusivo e moderno de Avaliação Nutricional e de Nutrição Materno-Infantil.
  • Hospital Incardio: permite experiências realísticas aos estudantes no acompanhamento hospitalar de pacientes, prevenção e promoção da saúde, elaboração de dietas e cardápios, acompanhamento individualizado nas diversas patologias e na Terapia Nutricional, em diferentes especialidades como na Clínica Médica, Cirúrgica e em Unidades de Terapia Intensiva.

MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE
ANATOMIA HUMANA GERAL
80h
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
80h
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO, BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
80h
METODOLOGIA DA PESQUISA
80h
PROJETO INTEGRADOR: BIOQUÍMICA GERAL
80h
2º SEMESTRE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
80h
FISIOLOGIA HUMANA
80h
NUTRIÇÃO E METABOLISMO
40h
PARASITOLOGIA HUMANA
40h
PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA
80h
PROJETO INTEGRADOR: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
80h
3º SEMESTRE
FISIOPATOLOGIA
80h
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
80h
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
80h
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
80h
PROJETO INTEGRADOR: FARMACOLOGIA GERAL
80h
4º SEMESTRE
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
80h
BROMATOLOGIA
80h
CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO E TOXICOLÓGICO DOS ALIMENTOS
40h
LIBRAS
80h
PROJETO INTEGRADOR: BIOESTATÍSTICA E SAÚDE COLETIVA
80h
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
40h
5º SEMESTRE
DIETOTERAPIA: PATOLOGIAS GERAIS
80h
EMPREENDEDORISMO
80h
NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL
80h
PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
80h
TÉCNICA DIETÉTICA
80h
6º SEMESTRE
PROJETO INTEGRADOR: GESTÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
80h
DIETOTERAPIA: PATOLOGIAS ESPECÍFICAS
80h
GASTRONOMIA
40h
NUTRIÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA
40h
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
80h
7º SEMESTRE
PRÁTICA EM ATENDIMENTO NUTRICIONAL
80h
TCC I
80h
TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL
40h
8º SEMESTRE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALIMENTAÇÃO INSTITUCIONAL
240h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
240h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA
240h
TCC II
80h
OPTATIVAS
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS
40h
TÓPICOS AVANÇADOS EM NUTRIÇÃO
40h

Flavia Lima

COORDENADOR

Nutricionista, graduada  pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em 2013, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, em 2016, Pós graduada em Nutrição Materno Infantil pela Unyleya, em 2016 e atualmente doutoranda em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia

Pricila B Magalhães

DIRETOR DE ESCOLA

Mestre em Ciências da Saúde pelo curso de Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa com ênfase em Epidemiologia Molecular (desde 2009) pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-Ba), especializada em Manejo de Informações em Emergência em Saúde (desde 2011) Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-DF) com graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela União Metropolitana de Educação e Cultura- UNIME (desde 2006). Lecionou na UniRuy (2014-2020) nos cursos de Psicologia e Saúde e lecionou na União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) (2013-2018) nos cursos de Saúde, Psicologia e Medicina. Coordenou a Vigilância Epidemiológica do município de Vera Cruz- Bahia. Prestou Serviço Técnico Especializado no Centro de Informações Estratégicas e resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Ministério da Saúde, no monitoramento de eventos em saúde relacionados ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI- 2005), e treinamentos acerca do regulamento; além de Serviço Técnico especializado na Vigilância Epidemiológica Hospitalar, atuando na gestão dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia ligados à Rede de Referência Nacional. Colaborou (sem vínculos), junto a projetos de pesquisa, no Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística (LEMB) no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), FioCruz, Bahia (2004-2016). Atualmente direciona a Escola em Ciências da Vida na Faculdade de Ensino Superior em Feira de Santana-Bahia (FAESF/ UNEF).

Depoimentos

Vem fazer parte de uma das melhores faculdades do estado da Bahia.

INSCREVA-SE

Formas de Ingresso